Publicidade

Estado de Minas PATRIMÔNIO

Governo de Minas vai restaurar o vapor Benjamim Guimarães

Embarcação centenária, patrimônio cultural mineiro, será reformada e vai retomar os passeios pelo rio São Francisco em Pirapora


postado em 06/05/2016 15:53

A embarcação é a única no mundo ainda funcionando pelo sistema original a lenha e caldeira(foto: Ivan Rodrigues/Agência Minas/Divulgação)
A embarcação é a única no mundo ainda funcionando pelo sistema original a lenha e caldeira (foto: Ivan Rodrigues/Agência Minas/Divulgação)
Importante riqueza do patrimônio cultural mineiro, o vapor Benjamim Guimarães, embarcação centenária mantida na cidade de Pirapora, será restaurado pelo governo de Minas Gerais. O anúncio foi feito durante encontro entre o secretário de estado de Cultura (SEC), Angelo Oswaldo, e o prefeito da cidade, Heliomar Silveira.

Em abril deste ano, durante visita ao município, o governador Fernando Pimentel havia prometido a revitalização do Benjamim Guimarães.

Angelo Oswaldo comemorou essa ação de salvaguarda do patrimônio cultural mineiro: "Que o Benjamim seja restaurado e colocado em navegação. É um emblema da cultura barranqueira e do turismo".

Durante o encontro com o secretário, o prefeito de Pirapora entregou o relatório que irá embasar a elaboração do projeto técnico para o restauro da embarcação. O documento foi encaminhado ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), já que o vapor é tombado pelo órgão.

Entre os reparos necessários, consta a recuperação do casco, do sistema de esgoto dos porões, revisão do gerador e pintura geral.

O Benjamim Guimarães

A embarcação é a única no mundo ainda funcionando pelo sistema original a lenha e caldeira. Ele foi construído em 1913 no vale do rio Mississipi (EUA) e é praticamente um museu flutuante. Após sua construção, ele chegou a navegar pelos rios da bacia do Amazonas e desde os anos 1920 passou a fazer parte do cotidiano de Pirapora e região.

A embarcação histórica é utilizada para passeios turísticos na confluência entre os rios São Francisco e das Velhas. O vapor também recebe apresentação da Sinfonia Velho Chico, formada por músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora. A administração é de responsabilidade da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade