Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Placas de identificação de veículos no padrão do Mercosul passam a valer em 2017

Segundo resolução do Contran, as novas placas serão válidas a partir de janeiro do ano que vem


postado em 30/05/2016 13:12

O novo padrão de placa começará a ser usado no Brasil em janeiro de 2017 e será obrigatório para todos os veículos até dezembro de 2020(foto: Contran/Divulgação)
O novo padrão de placa começará a ser usado no Brasil em janeiro de 2017 e será obrigatório para todos os veículos até dezembro de 2020 (foto: Contran/Divulgação)
Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na sexta, dia 27 de maio, estabelece os critérios para adoção do sistema único de placas de identificação de veículos que fazem parte dos países membros do Mercosul – conforme decisão conjunta entre Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela em 2014. De acordo com o Contran, as novas placas já passam a valer em janeiro de 2017 para veículos 0 km, para os que forem transferidos de cidades, que mudarem de proprietário ou em caso de necessidade de substituição (por dano, por exemplo).

Ainda segundo a resolução, as novas placas do padrão Mercosul deverão estar presentes em todos os veículos registrados no Brasil até o dia 31 de dezembro de 2020.

O visual do modelo a ser adotado pelos cinco países que compõem o bloco sulamericano é totalmente diferente do que atualmente é usado no Brasil. A resolução do Contran especifica que as novas placas terão quatro letras e três números, escritos sobre um fundo branco e cuja cor indica a finalidade do veículo: uso particular na cor preta; uso comercial em vermelho; veículos oficiais em azul; corpo diplomático em dourado; para teste ou de uso das montadoras em verde; veículos de coleção em cinza prateado. Além disso, as placas têm uma faixa azul escuro na parte de cima com o símbolo do Mercosul à esquerda, o nome do país de registro do veículo em maiúsculo, no meio, e a bandeira da respectiva nação à direita.

A cidade e o estado de registro do veículo serão identificados por bandeira e brasão do lado direito da placa, logo após o último número.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade