Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

SpaceX pretende enviar cápsula robótica a Marte até 2018

A empresa do bilionário Elon Musk quer preparar caminho para uma futura colonização do Planeta Vermelho


postado em 17/05/2016 11:51 / atualizado em 17/05/2016 11:54

A cápsula robótica Dragon, da SpaceX, poderá ser enviada a Marte até 2018, para
A cápsula robótica Dragon, da SpaceX, poderá ser enviada a Marte até 2018, para "preparar o terreno" para uma futura colonização do Planeta Vermelho (foto: SpaceX/Divulgação)

Em anúncio feito no Twitter, no dia 27 de abril deste ano, a SpaceX, empresa privada de exploração espacial criada pelo empreendedor sulafricano Elon Musk, informa que sua cápsula robótica Dragon está sendo preparada para aterrissar em Marte até 2018. A ideia é que essa missão sirva como "preparação de terreno" para uma exploração futura de nosso vizinho e, até mesmo, para uma possível colonização.

"Red Dragon vai analisar toda a arquitetura de Marte", diz a conta oficial da SpaceX no Twitter. Segundo uma fonte vinculada à empresa e que foi ouvida pelo portal de astronomia Space.com, a cápsula será responsável por mostrar quais as tecnologias necessárias para se levar grandes cargas até o Planeta Vermelho. Isso incluiria suprimentos para possíveis exploradores que estivessem vivendo em Marte. A fonte ouvida pelo Space.com revela ainda que em 2016 a SpaceX poderá revelar detalhes sobre o projeto de colonização do nosso vizinho.

"Dragon 2 foi projetada para ser capaz de aterrissar em qualquer lugar de nosso Sistema Solar. A missão Red Dragon Marte será o primeio voo teste. Mas, não recomendo a inclusão de astronautas para além da região entre a Terra e a Lua. Não seria uma viagem divertida. O espaço interno da cápsula é igual ao de um SUV [carro utilitário esportivo]", diz Elon Musk, no Twitter, também no dia 27 de abril.

No final de 2015, a SpaceX apresentou ao público um vídeo mostrando como a cápsula Dragon V2 (versão tripulada da aeronave) seria capaz de aterrissar, por conta própria e de forma suave, na superfície de um planeta distante. Em janeiro desse mesmo ano, o bilionário Elon Musk participou de uma sessão de perguntas e respostas no site Reddit. Na ocasião, ele chegou a dizer que existe um plano da empresa de criar um sistema de transporte entre a Terra e Marte – considerando que o Planeta Vermelho já estará devidamente colonizado. Esta informação também poderá ser revelada em 2016.

Confira, abaixo, o vídeo que simula a aterrissagem da Dragon V2 num planeta de nosso Sistema Solar:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade