Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Após quase cinco anos de viagem, sonda da Nasa chega a Júpiter

Juno passará a orbitar o maior planeta do Sistema Solar por 20 meses


postado em 04/07/2016 17:31 / atualizado em 04/07/2016 17:59

A sonda espacial Juno, da Nasa, após cinco anos de viagem, finalmente vai passar a orbitar Júpiter, o mais planeta de nosso Sistema Solar(foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)
A sonda espacial Juno, da Nasa, após cinco anos de viagem, finalmente vai passar a orbitar Júpiter, o mais planeta de nosso Sistema Solar (foto: NASA/JPL-Caltech/Divulgação)
A sonda Juno, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), alcançou nesta segunda, dia 4 de julho, o planeta Júpiter, conforme informação divulgada no site oficial da missão. Esta é a primeira vez que um equipamento desse tipo entra na órbita do maior planeta do Sistena Solar. A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos e percorreu centenas de milhões de km.

Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser "capturada" pela órbita do planeta. Uma vez orbitando Júpiter, a sonda dará 37 voltas ao redor dele, num período estimado de 20 meses, percorrendo cerca de 5 mil km.

"Esta é a primeira nave a orbitar os polos de Júpiter. E vai fornecer respostas para mistérios relacionados ao núcleo do planeta, sua composição e seus campos magnéticos", destaca a Nasa em comunicado à imprensa.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade