Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Avião movido a luz solar completa a volta ao mundo

O Solar Impulse 2 chegou em segurança aos Emirados Árabes Unidos


postado em 27/07/2016 13:14

O avião Solar Impulse 2, movido exclusivamente a energia solar, completou sua volta ao mundo após pouco mais de um ano de viagem(foto: Twitter/solarimpulse/Reprodução)
O avião Solar Impulse 2, movido exclusivamente a energia solar, completou sua volta ao mundo após pouco mais de um ano de viagem (foto: Twitter/solarimpulse/Reprodução)
O avião Solar Impulse 2 (SI-2) pousou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, na terça, dia 25 de julho, completando a sua longa viagem de volta ao mundo iniciada há mais de um ano.

A notícia foi publicada na conta oficial do projeto no Twitter, com a seguinte mensagem: "Solar Impulse 2 e Bertrand Piccard pousaram com sucesso em Abu Dhabi".

Movido somente a baterias que acumulam energia solar, o SI-2 iniciou a viagem de volta ao mundo em Abu Dhabi, no dia 9 de março de 2015. A aeronave é pilotada pelo suíço Bertrand Piccard, autor do primeiro voo transatlântico em um aeroplano capaz de voar sem combustível, similar ao usado no atual projeto.

Durante seu trajeto, Piccard visitou Omã (Muscat), India (Varanasi), Myanmar (Mandalay), China (Chongqing e Nanjing), Japão (Nagoya) e várias cidades dos Estados Unidos. A última etapa da viagem, entre Cairo e Abu Dhabi, foi anunciada por Piccard no domingo (24).

O SI-2 pode atingir uma velocidade máxima de 140 km/h. Sua envergadura é de 72 m e o peso é de apenas 2,3 mil kg, o equivalente ao de um carro. O avião é alimentado por energia solar recolhida por mais de 17,2 mil células solares que cobrem suas asas e fuselagem.

No início de julho deste ano, a aeronave chegou ao Havaí, estabelecendo o mais longo recorde de voo sem escalas, totalizando 120 horas.

(com Agência Sputnik e Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade