Delegação britânica elogia estrutura da UFMG

Treinador da equipe de natação diz que estrutura da universidade é a melhor do Brasil

por Rafael Campos 27/07/2016 13:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cte.ufmg.br/Reprodução
A piscina olímpica do CTE-UFMG é a primeira da América Latina com o sistema boulk head, que permite a realização de provas de distâncias menores e outros esportes aquáticos (foto: Cte.ufmg.br/Reprodução)
Enquanto pipocam no Rio de Janeiro notícias de problemas na Vila Olímpica, que chegou a ser evitada por algumas delegações de países participantes das Olimpíadas de 2016, BH entrou com o pé direito na preparação para os Jogos. É claro que nem se compara a estrutura que foi montada na Cidade Maravilhosa com a belo-horizontina, mas o fato é que o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, na Pampulha, já provoca elogios dos "ilustres" visitantes.

O treinador da equipe de natação britânica, Bill Furniss, em entrevista ao site British Swimming, conta que as instalações do CTE-UFMG são as melhores do país. "A estrutura da UFMG é simplesmente a melhor do Brasil. Nós temos tudo que precisamos para nos preparar para os jogos", diz o técnico.

Além dos nadadores, a equipe de atletismo britânica também vai usar a pista da universidade. Ela foi inaugurada em 2012 e certificada como Classe 1, a máxima de acordo com a Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A pista atende as necessidades de atletas de alto rendimento nas provas de corrida, salto e lançamento.

Já o parque aquático da UFMG foi inaugurado em dezembro de 2015. A piscina olímpica possui 65 m x 22,5 m e tem o sistema de boulk head (borda móvel) – pioneiro na América Latina – que possibilita sua reconfiguração para provas de natação em 50 e 25 m. Além disso, ela possibilita disputas de polo aquático em 28 e 33 m e nado sincronizado.

Com a borda móvel, a piscina olímpica do CTE-UFMG pode ser dividida em duas semiolímpicas, o que favorece treinos simultâneos. O parque aquático indoor oferece ainda banheiras térmicas e saunas para a recuperação física dos atletas. Os britânicos começaram a treinar na Pampulha nos dias 23 e 24 de julho.

Confira, abaixo, a um vídeo institucional sobre o Centro de Treinamento da UFMG:

Últimas notícias

Comentários