Publicidade

Estado de Minas OLIMPÍADA

Confira os esportes em que o Brasil ainda tem grandes chances de pódio na Rio 2016

É possível, por exemplo, que tenhamos duas duplas brasileiras na final do vôlei de praia feminino


postado em 16/08/2016 09:21 / atualizado em 16/08/2016 11:30

A lutadora Aline Silva pode se tornar a primeira brasileira a vencer uma medalha na luta livre na Rio 2016(foto: Saulo Cruz/COB/Divulgação)
A lutadora Aline Silva pode se tornar a primeira brasileira a vencer uma medalha na luta livre na Rio 2016 (foto: Saulo Cruz/COB/Divulgação)
Após 11 dias do início dos jogos olímpicos, brasileiros subiram nove vezes ao pódio da Rio 2016. Três dessas medalhas foram conquistadas na segunda, dia 15 de agosto. Um surpreendente ouro com Thiago Braz no salto com vara, uma prata com Arthur Zanetti na ginástica, e um bronze com Poliana Okimoto na maratona aquática.  A expectativa é que esse número se amplie até o fim dos jogos.

Alguns esportes são favoritos para levar novamente os brasileiros ao pódio, baseada no retrospecto nos próprios Jogos do Rio ou do histórico de conquistas ao longo do ciclo olímpico. No vôlei de praia feminino, por exemplo, podemos ter novamente uma final brasileira e, com isso, garatiríamos ouro e prata, como fizemos em Atlanta 1996.

Confira os esportes que os brasileiros têm mais chance de disputar uma medalha até o final da Rio 2016:

Robson Conceição no boxe

O baiano Robson Conceição, 27 anos, entra no ringue nesta terça (16), às 19h15, em busca do ouro olímpico no peso ligeiro (até 60 kg). O pugilista já tem garantida pelo menos a medalha de prata. Para chegar a final, ele passou por Anvar Yunusov, do Tajiquistão, Hurshid Tojibaev, do Uzbequistão, e Jorge Alvarez, de Cuba.

Futebol feminino e masculino

O futebol brasileiro ainda sonha com dois ouros olímpicos, um no masculino e outro no feminino. As mulheres lideradas por Marta e pela goleira Bárbara venceram as quartas de final de forma emocionante, nos pênaltis, vencendo a Austrália. Na semifinal, elas enfrentam a Suécia nesta terça, às 13h. A grande final está marcada pra sexta (19), às 17h30. As brasileiras já foram duas vezes medalhas de prata, em 2004 e 2008.

A seleção masculina também busca seu primeiro ouro. Os brasileiros já foram três vezes prata e duas vezes bronze. Comandados por Neymar, a seleção não fez uma boa fase de grupos, mas nas quartas de final eliminou a Colômbia por 2 a 0. Nesta quarta (17), os brasileiros irão enfrentar Honduras pela semifinal às 13h. A final está marcada pra sábado (20), às 17h30.

Vôlei de praia com duas duplas femininas e uma masculina

O vôlei de praia já trouxe 11 medalhas olímpicas para o país. Nos Jogos do Rio, três duplas brasileiras ainda mantêm vivo o sonho de novas conquistas. Nesta terça (16), as duplas femininas disputam a semifinal com a garantia de ao menos uma medalha de bronze para o Brasil. Porém, pdoeremos ter uma nova final brasileira, como foi visto na Olimpíada de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Larrissa e Talita enfrentam as alemãs Ludwig e Walkenhorst, às 16h. As brasileiras são as primeiras do ranking mundial de 2016 e as europeias, as segundas. Já Agatha e Bárbara enfrentam as estadunidenses Walsh e Ross, às 23h59. A dupla do Brasil é a oitava no ranking, enquanto a dos EUA são as terceiras. A final feminina será na quarta (17), às 23h59.

No masculino, Alisson e Bruno disputam a semifinal nesta terça (16), às 17h, contra os holandeses Brouwer e Meeuwsen. Os brasileiros são os primeiros do ranking mundial, os holandeses, os sextos. A final masculina será na quinta (18), às 23h59.

Vela com Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze

No segundo esporte em que o Brasil mais conquistou medalhas, duas modalidades podem trazer pódios para o país. O paulista Robert Scheidt, 43 anos, ainda tem chances de buscar uma medalha de bronze na classe laser. Irregular nas regatas do Rio, Scheidt busca uma combinação de resultados para chegar a sua sexta medalha olímpica, nesta terça (16), às 13h50.

Na classe 49erFX Feminino, Martine Grael, carioca, e Kahena Kunze, paulista, ambas de 25 anos, após nove regatas, estão no terceiro lugar. Se o tempo colaborar, a última corrida ocorre nesta quarta (17), às 13h05. A dupla é atual primeiro lugar no ranking mundial da categoria, sendo campeãs mundiais em 2014 e prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.

Handebol feminino e masculino

Emergente no esporte, o Brasil faz boas campanhas no feminino e no masculino. A equipe feminina, foi primeira colocada no grupo A e joga as quartas de final nesta terça (16), às 10h, enfrenta a Holanda. As brasileiras foram campeãs do mundial da modalidade em 2013, sendo sexto lugar no Jogos de Londres 2012, sua melhor colocação olímpica. A final das mulheres está marcada para sábado (20), às 15h30.

Já a seleção masculina se classificou em terceiro lugar no grupo B, vencendo fortes seleções. Nas quartas de final, os Brasil enfrenta a França, na quarta (17), às 10h. Os brasileiros tiveram sua melhor colocação olímpica em Atenas 2004, quando terminou no 10º lugar. Eles já venceram três ouros em Jogos Pan-Americanos. A final da modalidade será no domingo (21), às 14h.

Voleibol feminino e masculino

A seleção feminina de vôlei busca o tricampeonato olímpico na Rio 2016. A equipe comandada por José Roberto Guimarães foi ouro em Pequim 2008 e Londres 2012. Na fase de grupos, o Brasil foi a primeira colocada no Grupo A, vencendo todos os seus cinco jogos. Nesta terça (16), as brasileiras enfrentam as chinesas, pelas quartas de final. A grande final do feminino está marcada para sábado, às 22h15.

Liderada pelo técnico Bernardinho, a seleção masculina teve uma campanha irregular e se classificou apenas na última rodada. O Brasil joga nesta quarta (17), contra Argentina. A equipe subiu no pódio nas últimas três olimpíadas, faturando o ouro em 2004 e a prata em 2008 e 2012. A final da competição masculina está marcada para o dia 21, às 13h15.

Aline Silva na Luta Olímpica

A lutadora Aline Silva pode se tornar a primeira brasileira a vencer uma medalha na luta livre. A paulista de 29 anos disputa na quinta (18) as provas da modalidade 75kg, a partir das 10h. A vencedora da modalidade deve ser conhecida no final do dia.

Aline ganhou a primeira medalha em mundias do esporte para o Brasil em 2014, ficando com a prata. No Mundial de 2015, ficou na quinta colocação. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto de 2015, ela também ficou com a prata.

Yane Marques no pentatlo

A pernambucana Yane Marques, que levou a bandeira nacional na abertura dos jogos, é esperança para uma segunda medalha olímpica no pentatlo moderno. A atleta foi bronze em Londres (2012) e levou o ouro nos Jogos Pan-Americano de Toronto 2015.

As provas do pentatlo se iniciam na quinta (18), às 10h, com a esgrima. Na sexta (19), serão realizadas as provas de natação, corrida, hipismo e tiro esportivo, sendo conhecido a vencedora da prova feminina.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade