Por que os homens costumam dormir depois do sexo?

Especialista esclarece essa atitude, que é muito comum entre os casais em todo o mundo

por João Paulo Martins 23/08/2016 17:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Tumblr/Whatwhenwearin/Reprodução
(foto: Tumblr/Whatwhenwearin/Reprodução)
Não é apenas nos filmes e séries de comédia que, após a relação sexual, o homem costuma dormir profundamente, enquanto as mulheres permanecem acordadas, incomodadas com os "roncos" do parceiro. Mas, afinal, por que é tão comum que os maridos caiam nos braços de Morfeu após o sexo? Segundo W. Christopher Winter, consultor de sono da revista americana Men's Health, que trata de saúde e bem-estar dos homens, um dos motivos dessa sonolência seria o hormônio prolactina, liberado após a relação e que inibe a função da dopamina, neurotransmissor responsável por nos manter "acordados".

"O corpo do homem libera a prolactina aos montes após o sexo. O corpo da mulher, porém, não libera tanto", afirma Winter à publicação. Ele lembra ainda que esse hormônio não age sozinho para induzir o sono após a relação sexual. Outra substância, a oxitocina, que dá a sensação de prazer durante o ato sexual, contribui para "limpar" a mente e, com isso, facilita o relaxamento.

Além desses elementos, segundo o especialista, o ato de deixar as luzes apagadas seria o terceiro ingrediente para fazer com que homem adquira uma sonolência "descomunal" apos o sexo. Isso ocorre porque a falta de iluminação faz com que a melatonina, hormônio responsável pelo ciclo do sono, atue de forma mais proeminente.

Mas, o que fazer, então, para se manter acordado após a relação sexual? Conforme W. Christopher Winter, primeiramente, deixe as luzes acesas e escolha uma posição sexual que não envolva ficar deitado. Outra recomendação do especialista é não permanecer na cama após o ato. "Busque fazer uma atividade conjugal que não envolva o lençol e o travesseiro", completa o consultor.

Últimas notícias

Comentários