Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Publicação estranha de Edward Snowden no Twitter gera boato de que estaria morto

O ex-agente da CIA publicou um código de 64 caracteres e assustou seus seguidores na rede social


postado em 08/08/2016 16:48 / atualizado em 08/08/2016 16:58

Publicação misteriosa de Edward Snowden no Twitter causou uma suspeita de que ele poderia ter morrido ou desaparecido(foto: Twitter/snowden/Reprodução)
Publicação misteriosa de Edward Snowden no Twitter causou uma suspeita de que ele poderia ter morrido ou desaparecido (foto: Twitter/snowden/Reprodução)
Edward Snowden está vivo e bem apesar dos recentes rumores de sua morte desencadeados por uma mensagem misteriosa no Twitter, afirma nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, o advogado do ex-agente do serviço secreto (CIA) dos EUA asilado na Rússia, Anatoly Kucherena.

As redes sociais começaram a questionar na sexta-feira (5) um enigmático tweet com um código de 64 caracteres postado no perfil de Snowden (ffdae96f8dd292374a966ec8b57d9cc680ce1d23cb7072c522efe32a1a7e34b0). Muitos especularam que a estranha mensagem poderia ter sido publicada automaticamente como um sinal programado para alertar sobre a morte ou o desaparecimento do ex-agente, após um certo período de tempo sem que ele fizesse login na rede.

"Nenhum sinal de Edward Snowden desde que ele tuitou um misterioso código, que foi deletado imediatamente", diz o usuário Michael Delauzon. "@ggreenwald @Snowden se alguém puder confirmar se Ed [Edward] está vivo e não 'desaparecido', seria ótimo", questiona a internauta Hannah Beth no Twitter.

Porém, no domingo (7), o jornalista Gleen Greenwald, que reside no Brasil e é colaborador próximo de Snowden, publicou em seu Twitter que o criador do Wikileaks (site que "vaza" documentos oficiais) "está bem".

A mensagem original de Snowden parece ter sido excluída de sua conta no Twitter.

""Mais uma vez, estamos vendo algumas especulações sobre Edward Snowden. Claro, provavelmente há pessoas interessadas em especular sobre este assunto. Posso dizer com autoridade que ele está vivo e bem. Ele está vivendo na Rússia e está ocupado com seu trabalho favorito. O aparecimento de certos códigos em seu Twitter não significa que ele esteja em perigo de algum tipo", diz o advogado Anatoly Kucherena, que representa o ex-agente desde 2013 sem cobrar honorários advocatícios.

Em 2013, Snowden começou a revelar documentos secretos referentes às práticas de vigilância em massa realizadas por autoridades norte-americanas ao redor do planeta. No mesmo ano, a Rússia concedeu o asilo temporário ao denunciante por um ano. Em agosto de 2014, Snowden recebeu uma autorização de residência de três anos para viver no país.

Caso retorne aos Estados Unidos, Edward Snowden pode pegar até 30 anos de prisão sob a acusação de espionagem e roubo de propriedade do governo.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade