Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Confira alguns mitos e verdades sobre a cárie

Comer muito açúcar pode causar cárie? Saiba a resposta para esta e outras dúvidas frequentes


postado em 12/09/2016 14:13

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A cárie dentária é uma lesão do esmalte que reveste o dente e protege sua estrutura. Quando a acidez corrói parte do esmalte, uma cavidade se forma, provocando dor e mau hálito. Quando não tratada, a cárie pode se aprofundar e levar à perda do dente. Por isso, é importante que, independentemente da idade do paciente, seja feita a consulta ao dentista regularmente.

Quem já se submeteu a tratamentos odontológicos sabe que o melhor mesmo é agir de forma preventiva, escovando os dentes regularmente e evitando tudo o que possa enfraquecer os dentes. Mas, será que alguns alimentos podem causar a cárie? Ela afeta mais as crianças?

Para responder essas e outras dúvidas frequentes, consultamos a cirurgiã-dentista Katia Izola, professora da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Confira!

O açúcar é o grande vilão dos dentes

VERDADE. O que causa cárie é o ácido produzido pelas bactérias da boca. Ao ingerir qualquer tipo de carboidrato, seja um doce ou macarrão, pães ou frutas, esse processo tem início. "Todos temos milhares de bactérias na boca, mas, quando a higienização é falha, há um acúmulo delas, atuando no enfraquecimento do esmalte dos dentes e, consequentemente, no aparecimento da cárie", explica a dentista.

Crianças têm mais cárie do que adultos

MITO.
Antigamente, isso tinha um fundo de verdade. Na última década, entretanto, com a adição de flúor na água tratada de quase todos os lares brasileiros e o uso de selantes, a incidência de cárie foi drasticamente reduzida em crianças em idade escolar. Por outro lado, temos constatado um aumento na incidência de cárie entre idosos, muito provavelmente porque alguns dos medicamentos de uso contínuo produzem o efeito de 'boca seca' que, por sua vez, aumenta a população de bactérias.

Refrigerante estraga os dentes

MITO. O que estraga os dentes é a ingestão excessiva de bebidas e alimentos ácidos. Isso inclui desde sucos de frutas cítricas, até refrigerantes e bebidas esportivas. "Portanto, é fundamental ter uma dieta equilibrada e adotar o hábito de fazer vários bochechos com água corrente durante o dia para evitar que a acidez da cavidade bucal não resulte no enfraquecimento dos dentes", diz a especialista.

Toda cárie provoca dor

MITO.
Nem toda. Em muitos casos, pontos pretos que vão se transformar em cárie ou ainda pequenas lesões são identificadas durante o check up odontológico sem que a pessoa tenha se queixado de dor. Já quando não tratada por um bom tempo, a cárie vai se intensificando até atingir o nervo do dente e provocar uma dor bastante incômoda. "Neste caso, só o tratamento de canal resolverá o problema".

Quem usa aparelho tem mais cárie

VERDADE. Quando uma pessoa está em tratamento ortodôntico tem de redobrar os cuidados com a higiene bucal. Isso porque é muito comum que, não sendo móvel, os alimentos se prendam ao aparelho. "Como a falta de escovação adequada está diretamente ligada ao surgimento de cárie, é claro que essa pessoa estará mais sujeita a esse e outros tipos de doença do aparelho mastigatório", explica Katia Izola.

Uma vez tratada, a cárie não surge mais

MITO. Quando tratamos uma cárie, a cavidade do dente é restaurada com uma resina, que "expectativa de vida útil" e precisa ser trocada depois de alguns anos. Neste exato ponto não vai mais surgir outra cárie. Porém, se o paciente continuar a cuidar mal da higienização bucal, poderá surgir uma nova cárie ao lado ou em torno da antiga. "Sendo assim, não é indicado descuidar da escovação dos dentes".

Preencher a cavidade com aspirina ajuda a reduzir a dor de um dente cariado

MITO. Isso é totalmente desaconselhado, segundo a dentista. Primeiramente, porque para surtir efeito contra a dor é preciso ingerir o medicamento. Além disso, por ser ácido, na boca ele contribui ainda mais para a formação de cárie. "Neste caso, inclusive, a acidez do medicamento pode até queimar a gengiva e formar uma ferida ainda mais dolorosa", esclarece a especialista.

Bolachas e salgadinhos provocam cárie

VERDADE. Como mostra a especialista, esses alimentos criam dois problemas. Um em relação aos carboidratos que se transformam em açúcar e aumentam a acidez da boca, favorecendo o surgimento da cárie, e o outro problema é que uma vez mastigados, restos desses petiscos penetram nos espaços entre os dentes, dificultando a higienização. "Além de eliminar esse hábito por questões de saúde em geral, o ideal é que a pessoa escove bem os dentes depois de ingerir esse tipo de alimento, fazendo uso também do fio dental", afirma a dentista.

Dentes sensíveis geralmente têm cárie

MITO. A sensibilidade nos dentes pode ser provocada pelo desgaste do esmalte, que, inclusive, piora se a pessoa emprega muita força na escovação. Além disso, a acidez de alimentos e bebidas resulta em erosão dentária. Outra questão é a ingestão de determinados medicamentos, bem como a existência de doenças como bulimia e refluxo gastresofágico. "Até mesmo a retração da gengiva pode expor a raiz do dente e torná-lo mais sensível sem que haja cárie", diz Katia.

Escovar bem os dentes é a melhor forma de evitar cárie

VERDADE.
Prevenção é palavra de ordem e a forma mais fácil, mais rápida e menos dispendiosa de evitar cárie. Ela é feita por meio da correta escovação dos dentes e do uso de fio dental, duas ou três vezes ao dia, após as refeiçõesm principalmente. "Lembrando que não se deve empregar muita força, mas permanecer tempo suficiente para a completa higienização de cada um dos dentes e dos espaços entre eles. Vale lembrar que a remoção da placa bacteriana é mecânica, através de escova de dente macia com cerdas arredondadas e de creme dental com flúor", explica a dentista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade