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Estado de Minas LANçAMENTO

Classe C da Mercedes ganha versão esportiva

Ao preço sugerido de R$ 397,9 mil, chega ao mercado brasileiro o Mercedes-AMG C43 4MATIC Coupé, o mais novo esportivo da família Classe C


postado em 07/10/2016 15:41

O novo modelo Mercedes-AMG C43 4MATIC Coupé reúne um pacote especial de engenharia com foco na agilidade e dinâmica lateral: o motor V6 Biturbo 3,0 litros com 367 cv, combinado com a nova transmissão automática 9G-TRONIC, tração integral e tecnologia de chassi específica. Com torque máximo de 520 Nm, o motor biturbo permite acelerar da imobilidade a 100 km/h em 4,7 s e atinge velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

A nova motorização faz parte da família BlueDIRECT da Mercedes-Benz. Avanços tecnológicos, incluindo a alteração da pressão do compressor permitiram aos engenheiros da AMG aumentar a potência e o torque do motor, assim como elevar seu dinamismo e flexibilidade aos níveis típicos da marca alemã. O revestimento Nanoslide das camisas dos cilindros é usado também nos motores da equipe Mercedes-AMG Petronas na Fórmula 1. Especialmente duro e, consequentemente, resistente ao desgaste, esse revestimento também reduz o atrito, contribuindo assim para maior eficiência.

A transmissão automática 9G-TRONIC de dupla embreagem foi adaptada às demandas do Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé. Com software específico para o modelo os tempos de troca da transmissão de nove velocidades foram reduzidos. Ajustes na ignição resultaram em mudanças de marchas mais rápidas nos modos Eco e Comfort.

O modo Manual pode ser acionado por uma tecla no console central. As mudanças de marchas são baseadas no modo de transmissão selecionado e o motorista pode trocar de marcha usando as borboletas posicionadas no volante. A transmissão permanece na marcha selecionada e não há troca para cima quando a rotação do motor atinge o limite.

O C43 AMG da Mercedes chega ainda em outubro à rede de concessionários da marca no Brasil(foto: Mercedes-AMG/Divulgação)
O C43 AMG da Mercedes chega ainda em outubro à rede de concessionários da marca no Brasil (foto: Mercedes-AMG/Divulgação)

No sistema de suspensão o eixo dianteiro de quatro braços é equipado com juntas de direção especiais e juntas de suporte de carga. Uma cambagem mais negativa na dianteira e no eixo traseiro multibraços eleva o dinamismo lateral e melhora a precisão e agilidade, informa o fabricante.

O condutor pode selecionar um dos três modos do sistema de amortecimento ajustável, Comfort, Sport e Sport Plus, para personalizar a sensação de dirigir.

Com os cinco modos de transmissão do sistema Dynamic Select (Eco, Comfort, Sport, Sport Plus e Individual), o motorista pode ajustar as características do C 43 4MATIC Coupé para sua preferência pessoal em apenas um toque. A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos modificam os parâmetros mais importantes, como a resposta do motor, transmissão, regulagem da suspensão e direção.
Painel de instrumentos do C43 AMG tem DNA Mercedes-Benz(foto: Mercedes-AMG/Divulgação)
Painel de instrumentos do C43 AMG tem DNA Mercedes-Benz (foto: Mercedes-AMG/Divulgação)

A função ECO start/stop e uma função de rolagem livre diminuem o consumo de combustível no modo Eco. Quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 60 e 160 km/h, a embreagem é aberta e o motor desconectado do trem de força. A eletrônica reduz a rotação do motor para o nível da marcha lenta e a resistência à rolagem é reduzida pela ausência das forças de compressão e atrito do motor trabalhando em alta rotação.

A direção esportiva sensível à velocidade contribui para a agilidade nas curvas. Ela se destaca por sua sensibilidade altamente precisa. A força de assistência pode ser modificada nos modos Comfort ou Sport. As características mais importantes são acionadas automaticamente dependendo do modo de transmissão selecionado no Dynamic Select ou podem ser personalizadas no modo Individual.

Como não podia deixar de ser em um AMG, a esportividade está presente no design. Ele traz rodas de liga leve especiais e um inserto de alumínio em vermelho na tampa do motor.
(foto: Mercedes-AMG/Divulgação)
(foto: Mercedes-AMG/Divulgação)

O para-choque dianteiro tem entradas de ar esportivas no formato A-wing, assim como o para-choque traseiro traz um difusor em prata fosco. A grade diamante do radiador apresenta pinos cromados, uma lamela única e a identificação AMG. Mais abaixo, o defletor dianteiro em cromo prateado otimiza o fluxo do ar para os módulos de refrigeração. As caixas de rodas, alargadas para acomodar as rodas AMG, reforçam a impressão de largura do cupê. O volante esportivo multifuncional em couro preto tem a parte inferior plana.

Os bancos são esportivos com apoio lateral destacado com revestimento em couro e o painel superior em é revestido em Artico.

O painel de instrumentos transmite todas as informações pelos dois mostradores redondos em forma de tubo, a tela multifuncional colorida e o velocímetro com escala até 280 km/h com design inspirado na bandeira quadriculada.

Dados técnicos:

  • Motor: V6 Biturbo
  • Cilindrada: 2.996 cm³
  • Potência: 367 cv a 5.500/6.000 rpm
  • Torque máximo: 520 Nm entre 2.000 e 4.200 rpm
  • Aceleração: 0-100 km/h em 4,7 s
  • Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
  • Peso: 1.735 kg
  • Pneus: 225/40 R19 (F) e 255/35 R19 (R)
  • Capacidade do porta-malas: 400 l
  • Tanque de combustível: 66/7 l
  • Dimensões: comprimento 4,686 m; largura 2,016 m; altura 1,405 m
(foto: Mercedes-AMG/Divulgação)
(foto: Mercedes-AMG/Divulgação)

Destaques do novo modelo:

  • Motor V6 3,0 litros Biturbo com unidade de controle modificada, e maior dinamismo em alta rotação

  • Transmissão automática 9G-TRONIC com tempos de resposta curtos no modo Sport Plus

  • Tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de torque privilegiando a traseira de 31-69% (eixo dianteiro - eixo traseiro)

  • Suspensão esportiva AMG Ride Control com amortecimento variável em três estágios e modos selecionáveis via tecla

  • Sistema Dynamic Select para uma seleção individual com cinco modos e parametrização específica da AMG

  • Programa Eletrônico de Estabilidade ESP com três estágios

  • Sistema de freios maior, com discos ventilados internamente, com 360 mm de diâmetro e perfurados na frente e com 320 mm atrás

  • Estilização AMG com frente e traseira diferenciadas, assim como ponteiras de escapamento especiais

  • Grade do radiador diamante com pinos cromados e friso das lamelas em preto com alto brilho

  • Rodas AMG de liga leve com 19 polegadas e raios múltiplos

  • Painel de instrumentos AMG com design inspirado na bandeira quadriculada com escala até 280 km/h e menu principal AMG

  • Volante esportivo multifuncional em couro perfurado na área de contato, seção inferior plana

  • Painel superior em Artico e revestimento dos bancos em couro, disponível em cinco cores – preto, cinza, marrom, porcelana e vermelho

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