Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Nasa diz que Plutão pode ter oceano subterrâneo

O planeta anão guardaria água em forma de gelo no subsolo


postado em 17/11/2016 11:14

Por meio da análise de imagens feitas pela sonda espacial New Horizons em 2015, astrônomos descobriram um oceano congelado abaixo da superfície do planeta anão Plutão(foto: JPL /NASA/Divulgação)
Por meio da análise de imagens feitas pela sonda espacial New Horizons em 2015, astrônomos descobriram um oceano congelado abaixo da superfície do planeta anão Plutão (foto: JPL /NASA/Divulgação)
Debaixo da superfície de Plutão pode haver um oceano congelado. Os indícios foram encontrados na Sputnik Planitia, uma enorme bacia no planeta anão, de vários quilômetros de extensão e com formato de coração. A descoberta foi feita pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) com base em fotografias tiradas pela sonda New Horizons em 2015. Esse importante comunicado foi dado pela agência italiana de notícias Ansa.

A descoberta da água congelada em Plutão foi publicada em artigos na revista científica Nature, criados por cientistas das universidades americanas do Arizona e da Califórnia. De acordo com os astrônomos, sob a superfície de Plutão pode haver um oceano feito de gelo e de água em uma consistência viscosa.

Segundo as análises das imagens da sonda da Nasa, esse oceano pode ter ajudado a modelar e mudar a estrutura do pequeno planeta, criando tensão na sua crosta e algumas rachaduras na superfície. Além disso, os especialistas também acreditam que a imensa massa de água congelada pode ter sido responsável pela reorientação do planeta – isso poderá acontecer mais uma vez no futuro.

A bacia Sputnik Planitia também teria se deslocado com o tempo, como consequência das variações no acúmulo de gelo. Essas mudanças no planeta anão ocorreram também, em parte, pelas marés geradas pela lua Carante, a mais próxima de Plutão.

(com Agência Ansa e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade