Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Nova espécie é avistada no parque estadual Serra Verde

Um biólogo que trabalha na unidade de conservação fotografou um casal de corujas mocho-diabo


postado em 18/11/2016 08:23

As corujas mocho-diabo, avistadas pela primeira vez no parque estadual Serra Verde, medem em torno de 40 cm e pesam aproximadamente 650 g(foto: Moisés Lima/Divulgação)
As corujas mocho-diabo, avistadas pela primeira vez no parque estadual Serra Verde, medem em torno de 40 cm e pesam aproximadamente 650 g (foto: Moisés Lima/Divulgação)
O parque estadual Serra Verde, localizado na região norte de Belo Horizonte, próximo à Cidade Administrativa, registrou mais uma espécie rara. Desta vez, um dos biólogos da unidade de conservação fotografou um casal de corujas da espécie mocho-diabo (Asio stygius).

Esse nome popular curioso dessa coruja se deve à coloração escura das penas e pela cor vermelha brilhante dos olhos ao refletir a luz, lembrando a figura de um "demônio".

Há cerca de dois meses, durante uma caminhada noturna realizada no parque, a equipe da unidade de conservação encontrou um filhote de ouriço-cacheiro (Sphiggurus villosus), outra espécie difícil de ser avistada. Segundo Moisés Lima, o biólogo que fotografou o casal de corujas, a mocho-diabo é bastante difícil de ser registrada e foi vista poucas vezes em Belo Horizonte, por ter hábitos exclusivamente noturnos, diferentemente da coruja-buraqueira, que pode ser vista durante o dia. "Como registramos um casal, provavelmente eles estão construindo um ninho ou cuidando de filhotes", explica o especialista.

Ainda segundo o biólogo, a espécie foi encontrada em um dos poucos remanescentes de mata que restou do incêndio que assolou o parque em setembro. "Isso mostra a importância de se ter refúgios verdes em áreas urbanas. Se as unidades de conservação não sofressem tanto com os incêndios, que na maioria das vezes são provocados pela ação humana, poderíamos preservar muito mais espécies", acrescenta Moisés Lima.

A espécie

As corujas mocho-diabo medem em torno de 40 cm e pesam aproximadamente 650 g, sendo as fêmeas geralmente mais pesadas. A principal característica da espécie são dois tufos de penugem, que se parecem com orelhas, em cima da cabeça, o que permite ajudar em sua identificação.

Quando se sentem ameaçadas apresentam postura bastante firme e rígida e mantêm as "orelhas" eretas. Quando em posição relaxada, as "orelhas" permanecem baixadas e não são visíveis. Esses animnais apresentam a íris amarela e o bico preto.

A espécie se alimenta de pequenos mamíferos, incluindo morcegos. As corujas mocho-diabo conseguem caçar aves até o tamanho de pombos. Em períodos de maior escassez de alimentos, consomem pequenos vertebrados e insetos.

Elas são encontradas no noroeste do México, na América Central até no nordeste da Argentina. No Brasil, habitam todas as regiões.

(com Agência Minas e portal Aves de Rapina Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade