Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Objeto luminoso não identificado cruza os céus da Sibéria

Não é uma estrela cadente, mas pedaços de satélite e até foguete não estão descartados


postado em 01/11/2016 08:35 / atualizado em 01/11/2016 09:02

Segundo especialistas, o objeto luminoso que cruzou o céu da Sibéria, na Rússia, não é um meteorito nem um cometa(foto: YouTube/Lev Abashkin/Reprodução)
Segundo especialistas, o objeto luminoso que cruzou o céu da Sibéria, na Rússia, não é um meteorito nem um cometa (foto: YouTube/Lev Abashkin/Reprodução)
No dia 25 de outubro, os habitantes da região da Sibéria, na Rússia, ficaram assustados com uma estranha luz esverdeada que cruzou o céu. Apesar de a resposta mais óbvia ser um meteorito (estrela cadente), de acordo com o jornal local The Siberian Times, os especialistas ainda não descobriram a origem desse fenômeno.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que a bola de luz cruza o céu das cidades siberianas de Buryatia e Irkutsk. A hipótese de ser um cometa ou um meteorito foi descartada pela chefe do observatório astronômico da Universidade Federal de Buryatia, Liliya Mironova. "É claro que estamos falando de um objeto feito pelo homem. Em primeiro lugar, um meteorito teria batido no chão e criado uma onda de choque. Todo mundo teria notado. Mas isso não aconteceu", explica a especialista.

Já na opinião do diretor do observatório da Universidade Federal de Irkutsk, Sergei Yazev, o fenômeno é, "sem dúvida, um bólido espacial". "Estava queimando na atmosfera. O brilho verde se deve a altas temperaturas. Além disso, o lançamento de um míssil e a aparição deste brilho no céu não coincidem no tempo", explica Yazev, que também destacou a hipótese de ser a queda de um satélite ou partes deste instrumento. "Podemos dizer que o tamanho do objeto era de aproximadamente 50 cm", completa o especialista.

Apesar de o diretor do observatório russo não acreditar que seja um míssel, muitos internautas levantaram essa teoria, afinal, a região, que fica perto da Coreia do Norte, é muito usada para testes balísticos.

Confira, abaixo, um vídeo com flagrantes da queda do estranho objeto e tire suas conclusões:


(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade