Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Pesquisa mostra que 76% dos brasileiros votariam em Hillary Clinton, se pudessem

O resultado no Brasil está bem acima da média mundial de intenção de voto na candidata democrata. Aqui, a aversão a Donald Trump também é maior


postado em 04/11/2016 09:36

Uma pesquisa feita em 45 países mostra que o Brasil é o local em que a candidata democrata Hillary Clinton teria a maior quantidade de votos, em comparação com o republicano Donald Trump(foto: Instagram/hillaryclinton/Reprodução)
Uma pesquisa feita em 45 países mostra que o Brasil é o local em que a candidata democrata Hillary Clinton teria a maior quantidade de votos, em comparação com o republicano Donald Trump (foto: Instagram/hillaryclinton/Reprodução)
Em meio à polêmica campanha eleitoral nos Estados Unidos, repleta de acusações mútuas entre os cadidatos dos partidos republicano e democrata, uma pesquisa da Conecta, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research, mostra que se os brasileiros pudessem escolher entre Hillary Clinton e Donald Trump para presidente, a maioria votaria na ex-primeira dama e ex-secretária de estado do governo de Barack Obama.

A pesquisa ouviu 44.194 pessoas, em 45 países, entre agosto e setembro deste ano. No Brasil, foram entrevistados mil internautas entre os dias 10 e 26 de agosto. Destes, 76% votariam na cadidata democrata na eleição presidencial norte-americana. O resultado deixa nosso país bem acima da média mundial. Os favoráveis à Hillary Clinton somam 59% na média global da pesquisa. Consequentemente, em relação ao polêmico Donald Trump, o Brasil fica abaixo da média: enquanto 25% da população global votariam no republicano, no Brasil, esse percentual cai para 11%.

Dentre as 45 nações pesquisadas, apenas na Rússia o candidato republicano teria mais votos que Hillary (33% contra 10%), embora 57% não responderam ou não sabem em quem votariam. Em todos os outros países, a democrata é a mais citada, sendo popular principalmente nos países da Europa ocidental, da América Latina e da África.

Independentemente da preferência por um candidato, 82% dos internautas no Brasil e 69% na média mundial consideram alto o impacto que a eleição presidencial nos Estados Unidos terá no restante do mundo.

Obama

Após oito anos governando os EUA, 73% dos brasileiros consideram que Barack Obama deixou a influência norte-americana mais forte no mundo, contra 9% que acham que ficou mais fraca.

Na comparação do atual presidente com os dois candidatos, para 47% dos internautas brasileiros, se Hillary Clinton vir a ser a próxima presidente dos Estados Unidos, seu governo será igual ao de Obama; 27% acham que será melhor; e 12%, pior.

Em relação a Trump, 62% acham que o republicano faria um governo pior do que Obama; 14% acreditam que seria igual; e 10%, melhor.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade