Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Asteroide passou 'raspando' na Terra nesta segunda-feira

Na madrugada de 30 de janeiro, o 2017BH30 passou a apenas 65 mil km do nosso planeta


postado em 30/01/2017 16:18 / atualizado em 31/01/2017 17:15

Telescópio capta o asteroide 2017BH30 que passou muito próximo da Terra, a 65 mil km de distância. Como ele é pequeno, com cerca de 10 m de diâmetro, não oferecia perigo(foto: Gianluca Masi, Ceccano (FR)/Virtualtelescope.eu/Reprodução)
Telescópio capta o asteroide 2017BH30 que passou muito próximo da Terra, a 65 mil km de distância. Como ele é pequeno, com cerca de 10 m de diâmetro, não oferecia perigo (foto: Gianluca Masi, Ceccano (FR)/Virtualtelescope.eu/Reprodução)
No domingo, dia 29 de janeiro, astrônomos do observatório Catalina Sky Survey, que fica no estado do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram de forma inesperada um pequeno asteroide, com até 10 m de diâmetro, o 2017BH30, que passou "raspando" pela Terra nesta segunda-feira, dia 30.

A distância entre o nosso planeta e o corpo celeste foi de apenas de 65 mil km, o que é seis vezes menor do que a distância entre a Terra e a Lua. Nessa altitude costumam orbitar alguns satélites. A informação sobre o incidente foi divulgada pelo Centro de Pequenos Planetas, da União Astronômica Internacional (International Astronomical Union).

"O asteroide aproximou-se da Terra às 3h do horário Brasília e, provavelmente, os astrônomos amadores podem ter tirado fotos dele. Este corpo celeste é visivelmente menor do que meteorito de Chelyabinsk e se queimaria completamente na atmosfera, caso tivesse caído na Terra", diz o astrônomo Phil Plait, entusiasta da astronomia e responsável pelo site Bad Astronomy.

Os cientistas estimam que o 2017BH30 é um dos asteroides que não apresenta ameaça à Terra. Portanto, mesmo que colidisse com nosso planeta, não causaria nenhum dano.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade