Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Confira alguns mitos e verdades sobre a infecção urinária

Ardor na urina é sinal da doença? Tire as dúvidas sobre esse problema, muito comum em mulheres


postado em 25/01/2017 08:06

Especialista esclarece alguns mitos e verdades sobre a infecção urinária, muito comum em mulheres, especialmente nesta época do ano(foto: Pixabay)
Especialista esclarece alguns mitos e verdades sobre a infecção urinária, muito comum em mulheres, especialmente nesta época do ano (foto: Pixabay)
Durante o Verão, além do calor típico da estação, surgem também diversas doenças oportunistas, entre elas a infecção urinária.

Muito comum em mulheres, esse problema do trato urinário costuma gerar algumas dúvidas, especialmente em relação à sua causa.

Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a infecção urinária, que foram esclarecidos pela ginecologista Regina Paula Ares. Confira:

Urinar depois do sexo previne o problema

VERDADE. Durante a relação sexual, o corpo humano entra em contato com muitas bactérias que, por consequência, podem acabar entrando tanto no canal urinário feminino quanto no masculino. Eliminar o xixi após a prática pode ajudar a remover as possíveis bactérias que se acumulam durante a relação.

Ardor ao urinar é sinal de infecção urinária

MITO. Segundo pesquisas, apenas 20% dos casos de dor e ardor são causados por infecções urinárias. Os outros 80% não apresentam alterações que comprovem. Esse problema pode estar relacionado a infecções ginecológicas, traumatismo local ou irritações.

Segurar a urina é um problema

VERDADE. O fato de reter a urina favorece o aumento da população bacteriana, podendo ocasionar a infecção. O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza o sistema e é eliminada periodicamente ao urinar.

Limpeza após a defecação favorece a infecção

VERDADE. Em quase 90% das vezes, a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima, limpando sempre da vagina em direção ao ânus.

Problemas ginecológicos favorecem a doença

VERDADE. As mulheres com infecções vaginais ou corrimentos estão mais predispostas à infecção urinária. A proximidade entre a vagina, ânus e uretra, facilita a contaminação.

Ingestão de álcool e cafeína não influenciam na contaminação

MITO. É necessário reduzir o consumo desses itens, pois, eles podem enfraquecer o sistema de defesa do organismo.

Usar biquíni molhado por longos períodos é uam causa

VERDADE. O uso prolongado de peças molhadas, como biquínis ou bermudas, aumenta as chances de contrair a doença, devido à proliferação facilitada de bactérias patogênicas (agressoras) no sistema urinário.

Roupas justas ou sintéticas não interferem na doença

MITO. O hábito de usar roupas muito apertadas ou feitas de material sintético, pode, sim, contribuir para o aparecimento dos sintomas, uma vez que a falta de ventilação pode facilitar a proliferação das bactérias.

Trocar o absorvente íntimo com frequência ajuda a evitar infecção

VERDADE. A presença de umidade e sangue aumenta muito o risco de proliferação das bactérias. Portanto, o correto é não deixar o absorvente íntimo ficar cheio por muito tempo, principalmente se ele for externo, que pode deixar a pele ao redor da uretra úmida e com sangue. Ainda há controvérsias entre os especialistas sobre qual tipo de absorvente é o mais perigoso: internos ou externos. Na dúvida, independentemente do absorvente usado, troque-o com frequência.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade