Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Sem equipes femininas, Atlético e Cruzeiro poderão ficar de fora da Libertadores em 2019

CBF vai exigir que os clubes brasileiros tenham times femininos para disputar suas competições


postado em 26/01/2017 15:03

Se Atlético e Cruzeiro não se readequarem nos próximos dois anos, em 2019 eles poderão ficar de fora da disputa da Copa Libertadores. Isso porque o regulamento de licenciamento de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apresentado nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, exige que as equipes brasileiras tenham um time feminino como premissa para participar da competição continental. Dos clubes da capital mineira, somente o América investe no futebol feminino.

Essa determinação já constava no regulamento de clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Das 20 equipes que vão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2017, apenas oito têm equipes formadas por atletas mulheres: Corinthians, Flamengo, Grêmio, Ponte Preta, Santos, Sport, Vasco da Gama e Vitória.

O licenciamento apresentado pela CBF traz também outros requisitos para times que se interessarem em participar de competições organizadas pela confederação, pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pela Conmebol. Há exigências sobre estrutura, como centro de treinamento e estádio, profissionalização de dirigentes, gestão financeira, entre outras.

Para o diretor de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha, basta que os clubes se organizem para que sobre investimento para as atletas mulheres. "Se os dirigentes do futebol masculino não errarem em duas contratações por ano, isso paga um time e uma comissão técnica de bom nível do futebol feminino. A Fifa vai exigir isso de todos. Eu reconheço a dificuldade dos clubes, mas com 5% dos recursos do futebol masculino é possível montar um time feminino", diz o cartola, em entrevista para o site do Globo Esporte.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade