Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Calendário de saque do FGTS que circula nas redes sociais é falso

A Caixa Econômica Federal ainda não divulgou as datas para saque das contas inativas do FGTS


postado em 06/02/2017 12:31

Cuidado com notícias falsas que se espalham nas redes sociais, como o suposto calendário de saques das contas inativas do FGTS, que teria sido divulgado pela Caixa Econômica federal(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação)
Cuidado com notícias falsas que se espalham nas redes sociais, como o suposto calendário de saques das contas inativas do FGTS, que teria sido divulgado pela Caixa Econômica federal (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação)
Depois que o governo federal anunciou, no final de 2016, que trabalhadores com contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ou seja, aquelas que não tiveram movimentação até dia 31 de dezembro de 2015, terão direito a sacar o saldo disponível, muitos boatos começaram a se espalhar na internet. Um deles, que circula especialmente no WhatsApp, supostamente revela as datas que a Caixa Econômica Federal teria selecionado para a retirada de dinheiro das contas inativas.

"Compartilhe para que ninguém fique sem sacar (lembrando que quem perde a data de saque não terá possibilidade de sacar posteriormente): Nascidos em Janeiro/Fevereiro/Março – 15/2/2017 a 15/3/2017; Nascidos em Abril/Maio/Junho – 16/3/2017 a 15/4/2017; Nascidos em Julho/Agosto/Setembro – 16/4/2017 a 15/5/2017; Nascidos em Outubro/Novembro/Dezembro – 16/5/2017 a 15/6/2017", diz a mensagem falsa que pode ser encontrada facilmente nas redes sociais.

Logo que o boato começou a circular na internet, em janeiro deste ano, o Ministério do Trabalho usou sua conta oficial no Facebook para fazer o esclarecimento. "#FiqueLigado. O calendário de pagamento do saque de contas inativas do FGTS ainda não foi divulgado. A publicação das regras de saque e o calendário serão divulgados em fevereiro pela Caixa. Aguarde as informações oficiais que serão disponibilizadas no portal do #MinistérioDoTrabalho e da Caixa", diz a publicação feita na sexta, dia 3 de fevereiro.

Segundo a Caixa, o calendário de saques das contas inativas do FGTS e as regras para a retirada do dinheiro devem ser disponibilizados ainda em fevereiro deste ano. Milhões de trabalhadores poderão usufruir do dinheiro extra a partir de março.

Para saber se você tem direito ao saque, basta ter o número do Programa Integração Social (PIS) e a senha cadastrada no cartão cidadão. Caso não tenha o cadastro, além do PIS, será preciso ter em mãos o número do Título de Eleitor. A consulta pode ser feita diretamente no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, disponível para quem tem celular Android, iOS ou Windows.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade