Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Estudo revela motivos para pacientes fazerem revisão da cirurgia plástica no nariz

A rinoplastia de revisão, como é chamada, se deve a fatores como obstrução nasal e assimetria da ponta do nariz


postado em 06/02/2017 10:27

Segundo artigo publicado no jornal científico JAMA Facial Plastic Surgery, a busca pela revisão da cirurgia plástica no nariz envolve alguns fatores, como a obstrução nasal(foto: Drjuan.com.br/Reprodução)
Segundo artigo publicado no jornal científico JAMA Facial Plastic Surgery, a busca pela revisão da cirurgia plástica no nariz envolve alguns fatores, como a obstrução nasal (foto: Drjuan.com.br/Reprodução)
Segundo artigo publicado no jornal científico JAMA Facial Plastic Surgery, pacientes que buscam uma segunda cirurgia no nariz, para revisar a rinoplastia, normalmente o fazem porque estão insatisfeitos com a simetria da ponta nasal e porque experimentam obstruções nas narinas. "Os médicos que examinaram os candidatos à rinoplastia de revisão citaram achados ligeiramente diferentes dos pacientes, sugerindo que a comunicação sobre a estética nasal pode ser melhorada", afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, de São Paulo.

De acordo com os dados do estudo, de 5 a 15% dos pacientes que fazem uma rinoplastia procuram uma revisão cirúrgica. "Para otimizar a satisfação do paciente, a partir da rinoplastia de revisão, o cirurgião deve estar bem ciente das deficiências funcionais e estéticas que o paciente considera mais problemáticas", recomendam os autores da pesquisa.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores coletaram dados, por meio de questionários, de 104 pacientes em busca de rinoplastias de revisão. Eles tiveram de indicar as três principais razões para procurar uma cirurgia de revisão. Entre os temais mais citadas está a obstrução nasal.

O cirurgião plástico que consultou os pacientes também relatou os três achados estéticos primários juntamente com as indicações objetivas de obstrução nasal em pacientes que relataram esses sintomas.

"A maioria dos pacientes relatou ter procurado a cirurgia de revisão por causa da assimetria da ponta do nariz, dificuldades respiratórias, bloqueio nasal ou um terço médio torto do nariz. As preocupações estéticas mais comuns citadas pelos pacientes e cirurgiões foram a assimetria da ponta, um terço médio torto e irregularidades no terço superior do nariz", comenta Ruben Penteado, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ainda segundo o artigo do JAMA Facial Plastic Surgery, 79% das preocupações dos pacientes também foram identificadas pelos cirurgiões. Dos 64 pacientes que descreveram dificuldades respiratórias ou outras experiências de obstrução nasal, 94% tiveram o problema reconhecido pelos médicos. "Isso enfatiza a importância da conscientização do cirurgião plástico sobre as preocupações dos pacientes, compreendendo as causas da obstrução nasal pós-cirúrgica e explicando claramente a estética nasal aos pacientes que procuram a rinoplastia de revisão", enfatiza o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade