Publicidade

Estado de Minas CELEBRIDADES

Musa fitness Gabriela Pugliesi é acusada de exercer ilegalmente a função de educadora física

A blogueira e o namorado Erasmo Viana estariam dando aulas na praia da Barra, no Rio de Janeiro


postado em 02/02/2017 14:25

A musa fitness Gabriela Pugliesi e o namorado Erasmo Viana estão sendo acusados de prática ilegal da profissão de educador físico(foto: YouTube/Vendi Meu Sofá com Gabriela Pugliesi/Reprodução)
A musa fitness Gabriela Pugliesi e o namorado Erasmo Viana estão sendo acusados de prática ilegal da profissão de educador físico (foto: YouTube/Vendi Meu Sofá com Gabriela Pugliesi/Reprodução)
Corpo esbelto e alimentação saudável. Essa é a fórmula das chamadas musas fitness, que ganharam notoriedade nas redes sociais, como o Instagram, e também no YouTube. Fotos e vídeos do cotidiano de exercícios físicos e de refeições funcionais são vistas e compartilhadas pelos milhares de fãs. O problema é que nem sempre essas musas são formadas em Educação Física ou Nutrição e, por isso, não poderiam atuar como professoras. É o caso da blogueira Gabriela Pugliesi. Ela e o namorado, Erasmo Viana, foram acusados de dar aulas de ginástica na praia da Barra da Tijuca, na região oeste do Rio de Janeiro, na noite do dia 31 de janeiro. A denúncia teria sido feita por um grupo de educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas, segundo notícia publicada no jornal O Globo.

Depois de ser acionado, o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Cref1) foi até o local e informou, por meio de nota, que não encontrou atividades sendo realizadas na praia. Mas, como existe um vídeo que comprovaria a participação de Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana nas práticas realizadas na Barra da Tijuca, o conselho tomou as ações necessárias para averiguar o exercício ilegal da profissão de educador físico.

Procurada pelo site da revista Ego, a musa fitness respondeu por meio de sua assessoria de imprensa. "Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana participaram do evento na praia da Barra, no Rio de Janeiro, quando apenas praticaram atividades físicas sob orientação de professores credenciados. Em momento algum Erasmo e Gabriela ministraram aulas ou deram qualquer tipo de orientação, e nem poderiam pois não possuem formação na área de Educação Física para isso", diz o comunicado enviado pela equipe da famosa blogueira.

Riscos da prática ilegal

De acordo com André Fernandes, presidente do Cref1, é importante que as pessoas pratiquem exercícios físicos, seja na academia, seja em casa ou ao ar livre, mas, sempre tomando o cuidado de consultar apenas profisisonais devidamente registrados. "Em função dos benefícios, muitos curiosos, sem nenhuma formação, pegam carona na onda e ganham o título de 'blogueiros fitness', 'youtubers fitness' etc., colocando em risco a saúde e a vida de muitas pessoas que seguem esses indivíduos, que não são profissionais de Educação Física", alerta o especialista.

O presidente do conselho lembra que exercitar sem a devida orientação pode fazer com que se exceda os limites do corpo, realizando exercícios incorretos, causando lesões musculares e problemas mais graves. "O que seria um benefício, pode se tornar um risco à saúde, pois o exercício físico é praticado sem orientação e nem sempre o resultado é o esperado. O Cref1 tem por missão defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos, através da habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física", afirma André Fernandes.

Em relação ao exercício ilegal da profissão, Giovanna Monteiro Pereira, coordenadora do departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo, esclarece que as fiscalizações são feitas conforme as denúncias chegam ao Cref1. "Por isso a importância da sociedade em contribuir para a coibição dessa prática. Os casos de exercício ilegal são encaminhados ao Ministério Público, que aceita ou não a denúncia. A partir daí, o Cref1 passa a não ter mais gerência. Caso a contravenção ocorra em algum estabelecimento, o mesmo é autuado por permitir a prática", explica Giovanna Pereira.

Confira, abaixo, um vídeo de Gabriela Pugliesi divulgado em seu canal no YouTube, em que dá dicas de exercícios físicos:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade