Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Saiba o que causa a sensibilidade nos dentes

Quem tem o problema sofre na hora de ingerir alimentos muito quentes, frios ou ácidos


postado em 03/02/2017 09:23

A retratação gengival e a perda de esmalte do dente são fatores que levam à sensibilidade dentária, o que causa muito sofrimento na hora de ingerir alimentos quentes, frios ou ácidos(foto: Pixabay)
A retratação gengival e a perda de esmalte do dente são fatores que levam à sensibilidade dentária, o que causa muito sofrimento na hora de ingerir alimentos quentes, frios ou ácidos (foto: Pixabay)
Causada, principalmente, pelo desgaste do esmalte dos dentes ou retração gengival, a sensibilidade dentária é um verdadeiro sofrimento para os pacientes, especialmente na hora de consumir alimentos quentes, gelados, doces ou ácidos, como refrigerantes, sorvetes e frutas cítricas.

De acordo com o dentista Paulo Coelho Andrade, a dor, aguda e de curta duração, é causada pela exposição da dentina, tecido localizado entre esmalte e polpa do dente. "A dentina é composta por inúmeros poros que chegam até o nervo do dente. Quando ela está exposta a diferentes temperaturas ou certos tipos de alimentos, esses poros levam estímulos aos nervos dos dentes, causando dor ou incômodo", esclarece o especialista.

Ainda segundo o dentista, a médio e longo prazo, a ingestão de alimentos ácidos e até o uso de cremes dentais abrasivos e/ou clareadores podem ocasionar a perda de esmalte, deixando os dentes mais sensíveis ainda. Já a retração gengival – uma das principais causas da sensibilidade – pode ser causada pela falta de higiene, bruxismo, escovação incorreta, idade e genética.

"O apertamento dos dentes e a escovação exagerada ou com muita força, causam traumas na boca, fazendo com que a gengiva retraia. Já a falta de higiene leva ao surgimento da placa bacteriana, outro problema responsável pela retração gengival", explica Paulo Andrade. Entretanto, fatores genéticos e o próprio envelhecimento das pessoas também levam à retração das gengivas.

Na hora de prevenir e tratar a sensibilidade dentária, o especialista recomenda o uso de uma escova com cerdas macias ou extra macias e creme dental pouco abrasivos; higiene bucal correta, com uso de fio dental e evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas. "O uso de facetas ou lentes de contato de porcelana, resina ou materiais híbridos corrige o problema pois funciona como uma 'capa' sobre os dentes, impedindo que os mesmos fiquem expostos a agentes externos que estimulam a sensibilidade", explica o dentista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade