Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Saiba o que fazer com o dinheiro do FGTS das contas inativas

Cuidado para não gastar de forma irresponsável o montante que começa a ser liberado em março


postado em 16/02/2017 09:25

Ao invés de gastar de forma aleatória, dê preferência para quitar as dívidas com o dinheiro extra proveniente das contas inativas do FGTS(foto: Pixabay)
Ao invés de gastar de forma aleatória, dê preferência para quitar as dívidas com o dinheiro extra proveniente das contas inativas do FGTS (foto: Pixabay)
A partir de março, trabalhadores poderão sacar os recursos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A expectativa é de que a medida injete mais de R$ 40 bilhões na economia brasileira. Antes de retirar o dinheiro, no entanto, o trabalhador precisa planejar o que fazer com ele.

Como mostra o site oficial do governo federal, se a pessoa tiver dívidas, o ideal é quitar os valores das dívidas, o que gera duas consequências positivas: menor comprometimento da renda, ou seja, vai sobrar dinheiro para fazer mais coisas. Depois, vai se livrar dos juros.

O melhor para o bolso é se livrar das faturas, principalmente das que cobram juros. Se sobrar algum dinheiro, o trabalhador pode poupar. Além da tradicional caderneta, o mercado financeiro oferece uma série de opções que podem ser interessantes, até mais vantajosas que a poupança.

Comparação

Na dúvida entre quitar uma operação de crédito ou investir o dinheiro em uma aplicação financeira, o trabalhador precisa comparar as taxas para fazer um bom negócio. Se os juros que serão obtidos no investimento forem muito maiores do que os pagos na operação de crédito, vale a pena aplicar o dinheiro, informa o Portal Brasil.

No entanto, se as taxas cobradas no empréstimo ou financiamento forem maiores que os da aplicação, o melhor é quitar a fatura. Com as taxas cobradas atualmente em financiamentos e empréstimos, é quase impossível ao consumidor encontrar uma aplicação financeira que valha a pena frente a se livrar dos juros.

(com Portal Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade