Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Devido à febre amarela, governo quer ampliar o calendário de vacinação

A ideia é imunizar moradores de áreas que não têm vacinação permanente, incluindo crianças de até 5 anos


postado em 30/03/2017 15:00

Segundo o Ministério da Saúde, foram entregues 20 milhões de doses a mais da vacina contra febre amarela em todo o país, além das 16 milhões fornecidas aos 19 estados com vacinação permanente(foto: Pixabay)
Segundo o Ministério da Saúde, foram entregues 20 milhões de doses a mais da vacina contra febre amarela em todo o país, além das 16 milhões fornecidas aos 19 estados com vacinação permanente (foto: Pixabay)
O governo federal estuda a possibilidade de incluir Rio de Janeiro e Espírito Santo – e, se necessário, outros estados – no grupo de estados que recebem permanentemente doses de vacina contra a febre amarela. Minas Gerais já está incluída nesse grupo.

"O calendário de vacinação rotineira faz parte de 19 estados. Provavelmente, Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão ser incluídos nesse calendário regular", comenta o ministro da Saúde Ricardo Barros, após reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, nesta quinta, dia 30 de março.

Segundo o ministro, também está sob estudo a possibilidade de, a partir de 2018, incluir a imunização contra a febre amarela no calendário de imunização para crianças com até 5 anos. "Para o próximo ano, a nossa área técnica propõe também vacinar as crianças com até 5 anos em todos os estados brasileiros", diz Barros.

Segundo ele, nos últimos meses, foram entregues cerca de 20 milhões de doses a mais em todo o país, além das 16 milhões que são entregues aos 19 estados com vacinação permanente contra a doença. Na reunião que teve no Planalto, Ricardo Barros discutiu formas de atender a demanda espontânea nas áreas que não são atendidas permanentemente.

"Estamos avaliando quanto seria essa demanda. Aí, dependendo do número de pessoas que queiram ser vacinadas, nós vamos tomar a decisão sobre como fornecer o quantitativo necessário. A febre amarela está sob controle e está tecnicamente dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde. Nós fazemos bloqueios em toda região localizada ao redor de pontos onde foram encontrados macacos mortos", esclarece o ministro.

Ele lembra que a OMS recomenda uma dose de vacina durante a vida e que, no Brasil, são recomendadas duas doses no intervalo de 10 anos. "Para crianças, nossa recomendação é de uma dose aos 4 meses e outra até os 5 anos", afirma Ricardo Barros.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade