Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Portal rochoso Janela Azul, cenário de Game of Thrones, desaparece em Malta

O primeiro-ministro da ilha europeia divulgou a triste notícia do fim desse ponto turístico


postado em 09/03/2017 12:21

O famoso ponto turístico de Malta, o portal de pedra Janela Azul, não resistiu às intempéries e acabou desabando(foto: Google Maps/Reprodução e Twitter/JosephMuscat_JM/Reprodução)
O famoso ponto turístico de Malta, o portal de pedra Janela Azul, não resistiu às intempéries e acabou desabando (foto: Google Maps/Reprodução e Twitter/JosephMuscat_JM/Reprodução)
Se você é fã da série Game of Thrones, da HBO, baseada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor americano George R.R. Martin, talvez se lembre da cena do casamento entre Daenerys Targaryen, a mãe dos dragões, e Khal Drogo, líder da tribo guerreira Dothraki. O evento da ficção foi filmado num cenário paradisíaco e trouxe o famoso portal rochoso chamado Janela Azul, ao fundo. Este ponto turístico fica na ilha de Malta, no mar Mediterrâneo. Ou melhor, ficava. Segundo o primeiro-ministro maltês Joseph Muscat, a estrutura esculpida pelo mar desabou e não existe mais.

"De partir o coração", diz o político europeu em publicação feita no Twitter, na quarta, dia 8 de março, quando anunciou o triste fim do ponto turístico de Malta.

De acordo com informações do jornal local Times of Malta, um estudo realizado em 2013 já previu que a erosão provocada pelas ondas do mar Mediterrâneo levaria ao inevitável desabamento do portal feito de pedras – o peso da própria estrutura também era um fator de risco. As autoridades maltesas chegaram até a proibir que turistas subissem no monumento natural ou o usassem como trampolim. Porém, de nada adiantou.

Ainda conforme o jornal local, um morador do vilarejo de Xaghra, que fica próximo ao portal, informou que o mar era muito "revolto debaixo do Janela Azul e que de repente o arco desabou". Vale dizer também que na terça, dia 7 de março, foi registrado um forte vendaval na ilha de Malta, o que provocou até a paralisação de uma balsa de passageiros que funciona na região.

Para quem ficou triste com a notícia, saiba que existe um alento. Outro portal de pedra, menos famoso, pode ser visitado na região de Wied il-Mielah, também banhado pelas águas azuis do mar Mediterrâneo.
A cena do casamento entre Daenerys Targaryen e Khal Drogo foi ao ar na primeira temporada da aclamada série Game of Thrones(foto: HBO/Reprodução)
A cena do casamento entre Daenerys Targaryen e Khal Drogo foi ao ar na primeira temporada da aclamada série Game of Thrones (foto: HBO/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade