Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Shopping de BH terá uma 'fazenda' sustentável para produção de hortaliças

Trata-se do projeto Fazenda Urbana, que existe em outros oito lugares do mundo


postado em 28/03/2017 12:05 / atualizado em 29/03/2017 08:12

Belo Horizonte será a primeira cidade da América Latina a receber o projeto Fazenda Urbana, para produção sustentável de hortaliças dentro de um shopping(foto: Moretzsohn Arquitetura/Divulgação)
Belo Horizonte será a primeira cidade da América Latina a receber o projeto Fazenda Urbana, para produção sustentável de hortaliças dentro de um shopping (foto: Moretzsohn Arquitetura/Divulgação)
Já imaginou concialiar a praticidade da vida urbana com o cultivo de hortaliça? Pois é, essa mistura até então inimaginável está virando realidade no mundo por meio da chamada Fazenda Urbana. Uma parceria entre o Boulevard Shopping e a startup BeGreen vai trazer para  Belo Horizonte a primeira "fazenda" desse tipo na América Latina. O shopping terá um espaço para produção de hortaliças sem agrotóxicos, num sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes.

O novo projeto, que tem previsão de ser inaugurado na segunda quinzena de abril deste ano, funcionará na área externa do Boulevard e, além da produção livre de agrotóxicos (orgânica), trará um conceito alicerçado na sustentabilidade. No espaço haverá utilização de composto proveniente do lixo orgânico da praça de alimentação do shopping como substrato para o crescimento das verduras, bem como a redução de consumo de água, por meio da captação da chuva.

A Fazenda Urbana também prevê a emissão zero de gás carbônico (CO²), pois, além da autossuficiência elétrica do projeto, o consumidor final vai adquirir os produtos in loco, sem necessidade de transporte. O espaço no Boulevard vai ocupar uma área de 2,7 mil m², com uma estufa de 1,5 mil m² com capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces baby e ervas por mês.

Além da estufa, o espaço sustentável ainda terá uma loja, para a venda dos produtos cultivados e de produtores locais, e o restaurante A Casa Amora, que segue o conceito "farm to table" (da fazenda para a mesa, em tradução livre), ou seja, o menu contempla pratos que utilizam hortaliças e legumes orgânicos, além da produção local. A "fazenda" ainda terá um espaço de convivência, com mesas, deck e palco para realizações de eventos relacionados à vida saudável e à conscientização da agricultura sustentável.

"Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível ser sustentável e produtivo gerando mais empregos, menos lixo e sem prejudicar o meio ambiente. É um projeto inovador, que segue um movimento global que aproxima a produção do consumidor final. Aqui na Fazenda BeGreen Boulevard, teremos a produção e o consumo num mesmo local e o consumidor saberá a procedência de tudo que está consumindo", explica Giuliano Bitencourt, um dos idealizadores do projeto.

Vale dizer que só existem outros oito projetos de Fazenda Urbana instalados no mundo afora.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade