Publicidade

Estado de Minas CIDADES

Zoonoses de Belo Horizonte faz apelo pela adoção de animais

Dos três mil bichos recolhidos nas ruas no ano passado, apenas 675 foram adotados


postado em 16/03/2017 10:30

O Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte recolheu três mil animais nas ruas da capital mineira em 2016, mas o local só tem capacidade para abrigar 180(foto: Pixabay)
O Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte recolheu três mil animais nas ruas da capital mineira em 2016, mas o local só tem capacidade para abrigar 180 (foto: Pixabay)
Cerca de 20 animais são recolhidos por dia nas ruas de Belo Horizonte pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Com capacidade para abrigar 180 bichos e limitações de infraestrutura e pessoal, o CCZ não garante destino certo para milhares de cães, gatos e cavalos. Após avaliação clínica, exames, vacinação e esterilização, se não forem reclamados ou adotados, os animais podem voltar às ruas. A realidade da instituição foi constatada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal, em vista técnica ao local, no bairro São Bernardo, na quarta, dia 15 de março. O relatório sobre necessidade de melhorias será encaminhado ao prefeito.

Como o espaço físico do CCZ é insuficiente para atender todas as demandas, os animais recolhidos, depois de tratados e microchipados, podem ser soltos na mesma área de captura, caso não encontrem um novo lar. As adoções, conforme explica Silvana Brandão, médica veterinária e gerente da unidade, podem ser feitas diretamente no CCZ ou nas feiras realizadas pelas ONGs parceiras, que também ajudam a incentivar a posse responsável. Outra medida tomada pela Zoonoses para tentar diminuir o abandono de animais é a castração, feita gratuitamente por meio de agendamento.

Ao percorrer as instalações, que não passam por reforma desde 2009, o requerente da visita, vereador Osvaldo Lopes (PHS), constatou que muita melhoria ainda precisa ser realizada no local, tanto no que diz respeito à parte de infraestrutura e salubridade, quanto à parte de pessoal, no que concerne ao manejo dos animais. Lopes informou que, após fazer um diagnóstico contendo as principais deficiências encontradas, deve se reunir com o prefeito Alexandre Kalil para apresentar todas as reivindicações de uma reestruturação do Centro Controle de Zoonoses.

(com Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade