Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Campanha nacional de vacinação contra a gripe deve começar na segunda, dia 17 de abril

O Ministério da Saúde espera imunizar mais de 54 milhões de brasileiros


postado em 13/04/2017 12:31

Ministério da Saúde estima que 54,2 milhões de pessoas serão vacinadas em todo o país contra o vírus influenza(foto: Pixabay)
Ministério da Saúde estima que 54,2 milhões de pessoas serão vacinadas em todo o país contra o vírus influenza (foto: Pixabay)
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta, dia 13 de abril, em Brasília, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A mobilização começará um pouco mais cedo em relação ao ano passado, tendo início na segunda (17) e se estendendo até o dia 26 de maio.

No período, o Ministério da Saúde estima que 54,2 milhões de pessoas serão vacinadas em todo o país. Uma das metas é atingir 90% da população considerada de risco para complicações da gripe. Este ano, os professores das redes pública e privada foram incluídos entre os alvos prioritários da campanha.

A partir de segunda, os professores poderão se dirigir aos postos de saúde com o documento de identificação, mas nos dias 2 e 3 de maio a vacinação dos docentes ocorrerá nas escolas. A estimativa do Ministério da Educação é de que 2,3 milhões de professores sejam vacinados.

"Os professores sempre solicitaram inclusão no grupo preferencial, pelo fato de terem contatos com dezenas de alunos diariamente e estarem mais expostos à contaminação", explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Idosos, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação.

O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas ao vírus influenza. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Desde 2009, quando teve início a epidemia de gripe, a maior incidência foi no ano passado. O Ministério da Saúde lembra que, em 2016, houve uma antecipação da ocorrência de infecções, a partir de janeiro, e mais de 2,2 mil pessoas morreram por problemas relacionadas à doença.

Cuidados

Além de buscar a imunização, o Ministério da Saúde recomenda à população que adote cuidados simples para evitar a transmissão do vírus. As principais orientações são: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; manter os ambientes bem ventilados; e evitar a permanência em locais com aglomeração.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade