Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Empresa sustentável é um diferencial no mercado competitivo, diz Sebrae

Saiba qual é a importância da sustentabilidade para os negócios


postado em 12/04/2017 11:11

Além de ajudar a natureza, implantar a sustentabilidade faz com que a empresa ganhe mais clientes e se diferencie no mercado, diz especialista do Sebrae Minas(foto: Pixabay)
Além de ajudar a natureza, implantar a sustentabilidade faz com que a empresa ganhe mais clientes e se diferencie no mercado, diz especialista do Sebrae Minas (foto: Pixabay)
Mais do que uma palavra da moda, sustentabilidade é a forma correta de atuação de pessoas e empresas diante da necessidade de preservação do planeta, tão castigado pela má conduta da humanidade ao longo dos tempos.

Ser sustentável é cuidar do meio ambiente, da natureza, dos animais e dos seres humanos, garantindo a vida das futuras gerações. "Transportada para o mundo dos negócios, a sustentabilidade é igualmente importante. Bem aplicada e conduzida, a ferramenta pode propiciar mais lucro e melhor visibilidade às empresas", ressalta Júlia Padovezi, analista da unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas.

Empresa sustentável é aquela que usa os recursos de forma eficiente, minimiza e elimina os desperdícios, e se relaciona de forma equilibrada com colaboradores, fornecedores e clientes. Isso a torna ambientalmente correta e socialmente justa, mas, sobretudo, economicamente viável. "Vale ainda lembrar que, numa empresa com esse padrão de conduta, todos ganham", diz a analista.

No diagrama de uma empresa sustentável, é fácil perceber fatores como:  fluxo de caixa organizado, salários justos, interação com a comunidade, compra de matéria-prima com boa procedência e menor geração de resíduos sólidos.

De acordo com o Sebrae, o passo a passo para alcançar os níveis ideais de sustentabilidade deve levar em conta alguns procedimentos básicos, começando por uma abordagem junto aos clientes. "É bom conversar com eles, conhecer suas necessidades e anseios, pedir sugestões", ensina Júlia padovezi. Outros fatores que devem ser considerados, como conhecer a concorrência, buscar a diferenciação no mercado e revisar a produção, para evitar desperdício.

Implantados os parâmetros ideais de sustentabilidade, os benefícios atingem todos os agentes da empresa e do seu entorno. "Às empresas cabe, para além da produção e do lucro, uma grande participação no desenvolvimento econômico do meio onde se situam. Assim, elas podem colaborar para a qualidade de vida e o bem-estar de sua vizinhança", comenta a analista do Sebrae Minas.

Razões para ser sustentável, segundo o órgão de apoio ao empreendedor:

  • A comunidade se desenvolve, há mais oportunidades de emprego e investimentos locais

  • O proprietário conta com parceiros e colaboradores mais comprometidos, lucra e permanece competitivo ao longo do tempo

  • O planeta é preservado e os recursos naturais são disponibilizados com qualidade para todos

  • As futuras gerações encontram um ambiente equilibrado, desfrutando de qualidade de vida

(com Agência Sebrae)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade