Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Fim da TV analógica em Belo Horizonte deve ser adiado

Anatel quer transferir mudança da tecnologia de transmissão das televisões para novembro de 2017


postado em 19/04/2017 16:19

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, vinculado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante uma reunião nesta quarta, dia 19 de abril, decidiu propor a modificação do calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017.  Em três capitais brasileiras  – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) – e nas cidades do interior de São Paulo houve adiamento do processo. Foi mantido o cronograma de desligamento em Recife, para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro. A proposta será enviada, agora, para deliberação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, que deverá baixar uma portaria com a mudança.

A principal razão apontada para as mudanças de datas foram problemas técnicos vivenciados pelas por algumas emissoras de TV para a instalação de estações de transmissão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Segundo a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e  Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), também existem dificuldades na produção de kits da TV digital, composto por antena, conversor do sinal analógico para o sistema digital e controle remoto.

As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fosse mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE no próximo ano.

Cerca  de 95% dos mais de 7,2 milhões de domicílios de São Paulo e 38 municípios vizinhos já tem sinal digital, segundo dados da pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 31 de março e 10 de abril, após o desligamento. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (Artigo 4º da Portaria 378/2016) era de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais. Segundo a EAD, ainda continuam a ser distribuídos cerca de 14 mil kits por dia.

A cidade de Rio Verde (GO) foi a primeira onde o sinal analógico foi desligado, em março de 2016, ela serviu de projeto piloto para a implantação do sistema. Em Brasília e em nove municípios do entorno o desligamento ocorreu no fim de 2016.

Novo cronograma de desligamento da TV analógica em 2017:

  • Fortaleza e Salvador: alterado de julho para setembro

  • Belo Horizonte: alterado de julho para a segunda semana de novembro

  • Interior de São Paulo: alterado de setembro para a quarta semana de novembro

(com assessoria da Anatel)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade