Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Receita Federal libera mais um lote residual de restituições do Imposto de Renda

Mais de 104 mil contribuintes poderão receber as restituições referentes aos exercícios de 2008 e 2016


postado em 06/04/2017 12:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A Receita Federal vai liberar, a partir das 9h de setxa, dia 7 de abril, consulta ao lote multiexercício de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referentes aos exercícios de 2008 a 2016.

O crédito bancário para 104.963 contribuintes será realizado no dia 17 de abril, totalizando R$ 216,9 milhões. Desse total, R$ 84,2 milhões são contribuintes que tem preferência para receber: 19.043 idosos e 1.812 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Os montantes de restituição são corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone (146). Na internet, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as pendências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita Federal disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e a situação cadastral do CPF. Com o aplicativo é possível consultar diretamente nas bases do Fisco as informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, ainda poderá fazer um requerimento por meio da internet, no Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade