Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Xampu a seco deve ser usado como coringa e não como substituto da lavagem do cabelo

Devido à correria do dia a dia, muita gente passa a usar o produto no lugar do xampu tradicional, o que é errado, segundo especialista


postado em 18/04/2017 09:24

Além da preguiça, muita gente não encontra tempo na correria do dia a dia para lavar o cabelo habitualmente, o que favorece o uso do xampu a seco. Mas, cuidado ao usar o produto em demasia(foto: Pixabay)
Além da preguiça, muita gente não encontra tempo na correria do dia a dia para lavar o cabelo habitualmente, o que favorece o uso do xampu a seco. Mas, cuidado ao usar o produto em demasia (foto: Pixabay)
Com a desculpa da falta de tempo, causada pela correria do dia a dia, ou mesmo por preguiça, muitas pessoas deixam de lavar os cabelos e optam pelo uso de xampu a seco. Ele está disponível em drogarias, perfumarias e até nos supermercados. O produto pode até ajudar quando não se tem tempo, entretanto, deve-se saber usá-lo corretamente.

De acordo com a hair stylist Rosângela Rocha, proprietária do salão Maison Rocha, os xampus a seco servem apenas como um "quebra galho" para aqueles dias em que você realmente não tem tempo de lavar os cabelos. "A intenção do xampu a seco é absorver a oleosidade e dar mais volume e textura à raiz, deixando os cabelos com aspecto menos oleoso e mais cheiroso. Ele também pode ser usado para encorpar as madeixas pois, desta forma, fica mais fácil manipular os cabelos e fazer penteados. Algumas marcas proporcionam frescor e possuem protetor solar", esclarece a especialista.

O produto é muito prático, podendo ser encontrado em pó ou em aerossol. Como recomenda a hair stylist, o xampu a seco deve sempre estar presente na nécessaire. Rosângela Rocha explica que ele não deve ser aplicado em todo o comprimento do cabelo, somente na raiz e em momentos de emergência, principalmente para quem sofre com oleosidade excessiva. "O xampu a seco não é para ser usado regularmente, pois não substitui a lavagem tradicional. Usado de forma indiscriminada e sem intercalar com o xampu habitual, ele afeta a saúde do couro, que pode virar um ninho de fungos, além de ressecar o cabelo", alerta a especialista.

Ao contrário do que muita gente pensa, o produto não mancha os cabelos. Alguns podem até deixar os fios um pouco esbranquiçados, entretanto, é só aguardar alguns segundos e penteá-los normalmente para que fiquem com a aparência natural. Algumas marcas oferecem xampu a seco com opção de cor, para disfarçar os fios brancos e, da mesma forma, os cabelos devem ser penteados para imprimir uma aparência natural. "Para aplicar corretamente, o cabelo deve ser aberto por partes e os jatos devem ser direcionados para a raiz, a uma distância recomendada de 20 a 30 cm. Após aplicado, o cabelo deve ser escovado para que sejam removidos possíveis resquícios do xampu", comenta Rosângela.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade