Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Grávidas devem ter atenção à saúde bucal

As mudanças hormonais da gravidez também podem afetar a boca


postado em 04/05/2017 10:45

As grávidas não devem esquecer de cuidar da saúde bucal durante a gestação(foto: Pixabay)
As grávidas não devem esquecer de cuidar da saúde bucal durante a gestação (foto: Pixabay)
Quando uma mulher engravida, tem início uma série de transformações no organismo, para que ele se torne um ambiente seguro na geração de uma nova vida. Serão nove meses de mudanças anatômicas, fisiológicas e psicológicas. Por isso, as gestantes devem ter cuidado redobrado nesse período, inclusive com a saúde bucal, que acaba sendo deixada de lado.

De acordo com o dentista Gabriel Politano, da clínica Criogênesis, as mudanças hormonais podem ter efeitos adversos na saúde bucal. "A alteração dos hormônios na gravidez afeta as fibras da gengiva facilitando o processo de gengivite, um sangramento intenso e espontâneo durante a escovação. Outro fator que pode ser observado na gestação é o risco de enjoos e vômitos frequentes, aumentando as chances de erosão dentária. Além disso, infecções periodontais mais avançadas têm sido associadas à prematuridade e à pré-eclâmpsia", esclarece o especialista.

Para que a gestação seja tranquila, além do pré-natal com o obstetra, é recomendado que a mulher faça também um "pré-natal odontológico". "A função do 'pré-natal odontológico' é informar sobre procedimentos preventivos e detectar problemas precocemente. Além disso, passamos todas as orientações sobre os cuidados com a higiene bucal do bebê mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes", comenta Gabriel Politano.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade