Publicidade

Estado de Minas PET

Saiba quais alimentos não podem ser oferecidos aos gatos

Será que os felinos podem tomar leite, como vemos nos desenhos animados?


postado em 29/05/2017 15:52

Cuidado com alguns alimentos, que são considerados tóxicos para os gatos, como uva e chocolate(foto: Pixabay)
Cuidado com alguns alimentos, que são considerados tóxicos para os gatos, como uva e chocolate (foto: Pixabay)
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 52 milhões de animais de estimação no Brasil, o que deixa nosso país no quarto lugar em número de população de pets no mundo. A estimativa é que, desse total, 22 milhões sejam gatos.

Excêntricos por natureza, os felinos já foram animais sagrados no antigo Egito. Ao longo dos tempos, outras nações também adotaram os bichanos como animais de estimação e isso fez com que eles fossem domesticados, claro, sem perder a personalidade forte – ou instinto.

Uma preocupação comum dos donos de gatos está relacionada à alimentação. Por sorte, o mercado oferece diversas opções de alimentos de qualidade para todos os tipos de animais, espécies e idades. Petiscos e comidas úmidas devem fazer parte da rotina dos bichinhos.

"Os alimentos específicos para animais de estimação são feitos com produtos frescos e com componentes, vitaminas e tudo mais que eles precisam na quantidade certa para garantir o total funcionamento do corpo. Converse com o veterinário e veja quais as indicações que ele sugere para o seu pet. Estimule sempre o consumo de água, deixand-a bem fresca, à disposição", comenta Paula Genuíno, especialista em pets da Hercosul Alimentos.

Para que gosta de gatos e possui ou deseja ter um, a especialista enumera alguns alimentos que são proibidos para esses animais:

Leite

"Os desenhos animados sempre mostram gatos ao lado de uma tigelinha de leite. Isso acabou virando quase cultural. Porém, tanto o leite como seus derivados fazem muito mal ao bichano", diz Paula.

Os filhotes consomem o leite produzido por suas mães e a composição desse alimento se modifica de acordo com cada espécie. Além disso, cães e gatos têm enzimas específicas que aproveitam os nutrientes do leite apenas até certa idade.

Carne vermelha crua

"A carne crua é um dos alimentos preferidos dos gatos e, certamente, eles insistirão para que o tutor alimente-os com os restos do bife preparado no almoço. No entanto, esses alimentos podem causar sérias doenças como a toxoplasmose, por exemplo", explica a especialista.

Uva

Alguns animais podem ter curiosidade por essa fruta, mas ela é considerada uma das mais perigosas para os gatos. "A uva pode ocasionar sérios problemas nos rins, levando o animal a uma crise de insuficiência renal aguda", esclarece.

Carboidratos

Pães, arroz, massas e demais alimentos que se enquadram no grupo dos carboidratos causam alergias sérias nos felinos, além de comprometerem órgãos vitais como fígado e rins.

Café

Café e qualquer outro alimento estimulante não devem ser oferecidos aos gatos, pois são extremamente tóxicos para os bichanos. O chocolate, por exemplo, que também é considerado estimulante, possui a metilxantina, que faz com o que os felinos percam os fluídos corporais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade