Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Parque nacional de Itatiaia está comemorando 80 anos

Inaugurado em 1937, ele fica na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro


postado em 13/06/2017 08:51

O parque nacional de Itatiaia está fazendo 80 anos e é uma das mais importantes reservas naturais do país, com 300 espécies de pássaros e 50 de mamíferos(foto: Adriana Mattoso/Parque Nacional de Itatiaia/Divulgação)
O parque nacional de Itatiaia está fazendo 80 anos e é uma das mais importantes reservas naturais do país, com 300 espécies de pássaros e 50 de mamíferos (foto: Adriana Mattoso/Parque Nacional de Itatiaia/Divulgação)
O parque nacional de Itatiaia está reinaugurando seu centro de visitantes, que foi inteiramente revitalizado. A obra faz parte das comemorações dos 80 anos da área de conservação. Localizado na serra da Mantiqueira, entre as cidades de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, o parque é o mais antigo do Brasil. Ele foi inaugurado em 1937 e faz parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de ser classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade.

Na quarta-feira, dia 14 de junho, data oficial do aniversário do parque nacional de Itatiaia, a banda da Academia Militar das Agulhas Negras vai recepcionar o público a partir das 14h, e os visitantes também poderão conferir, nesta data, uma mostra especial de filmes, além de participar de atividades de educação ambiental. Outras atividades comemorativas estão programadas para o restante do ano, como um seminário de montanhismo organizado pela Confederação Brasileira de Montanhismo, atividades educativas e exposições de fotos do parque.

A reserva ambiental, inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas (durante o chamado Estado Novo, de 1930 a 1945), fica aberto ao público todos os dias do ano, oferecendo diferentes atividades para visitantes de todas as idades. O local tem fácil acesso pela rodovia Presidente Dutra (BR-116) e conta com trilhas, cachoeiras, mirantes, escaladas, um visual único, além de uma grande variedade de seres vivos, sendo mais de 300 espécies de pássaros e 50 de mamíferos, além de 5 mil tipos de insetos e inúmeros répteis e anfíbios. É considerado um dos melhores lugares do mundo para o birdwatching, termo em inglês para a prática de observação de pássaros.

A parte alta do parque também é chamada de planalto de Itatiaia, onde estão concentradas formações rochosas que compõem as paisagens impressionantes dos famosos pontos turísticos da região, como o Morro do Couto, a Pedra do Altar, as prateleiras e o pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, com 2.791 m de altura, onde, no Inverno, as temperaturas ficam abaixo de 0º C.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade