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Estado de Minas BRASIL

Decreto quer facilitar os serviços públicos no Brasil

O texto publicado nesta terça (18) tem como principal objetivo diminuir a burocracia


postado em 18/07/2017 17:31

O decreto publicado nesta terça (18) quer facilitar o atendimento dos serviços públicos no Brasil, facilitando, por exemplo, a maior comunicação entre as instituições(foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação)
O decreto publicado nesta terça (18) quer facilitar o atendimento dos serviços públicos no Brasil, facilitando, por exemplo, a maior comunicação entre as instituições (foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação)
Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça, dia 18 de julho, um decreto que visa simplificar o atendimento público no Brasil, inclusive nas empresas. Um dos propósitos do governo é que os órgãos prestadores dos serviços facilitem o compartilhamento de informações, estando atentos até mesmo ao uso de uma linguagem clara.

Fica determinado, por exemplo, que o usuário do serviço será dispensado de providenciar documentos que comprovem sua regularidade, atestados e certidões que possam ser encontrados em bases oficiais de dados da administração pública federal. Nesses casos, quem fica responsável pela entrega é o órgão que os detém. Quando os documentos contiverem alguma informação sigilosa, será necessária a autorização do usuário.

Segundo o decreto, se não for viável a obtenção direta dos documentos junto ao órgão, a comprovação pode ser substituída por uma declaração escrita e assinada pelo usuário. Os órgãos só poderão exigir essa validação uma vez, se o fato estiver comprovado. Além disso, a autenticação de cópia de documentos poderá ser feita pelo servidor encarregado, com simples conferência e comparação com o documento original.

O governo estabelece ainda, pelo decreto, que os órgãos e entidades terão que elaborar uma carta de serviços. O objetivo é expor, de maneira descomplicada e transparente, os serviços oferecidos e como acessá-los.

A obrigação é que informem até mesmo os usuários com prioridade, o tempo de espera para o atendimento, o prazo para a realização do serviço, os procedimentos adotados quando o sistema informatizado estiver fora do ar e a forma de recebimento e resposta de reclamações.

Se o usuário julgar que foi mal atendido, poderá apresentar o formulário chamado "Simplifique!". De acordo com o decreto publicado nesta terça (18), é previsto que esse formulário seja disponibilizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em até seis meses.

(com Agência Brasil)

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