Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Henrique Meirelles diz que economia brasileira deve crescer 0,5% em 2017

Ministro da Fazenda manteve a previsão original do governo sobre o avanço do PIB


postado em 06/07/2017 16:15

Segundo Henrique Meirelles, a previsão para o crescimento do PIB brasileiro no último trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2016, é de 2%(foto: Pexels)
Segundo Henrique Meirelles, a previsão para o crescimento do PIB brasileiro no último trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2016, é de 2% (foto: Pexels)
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta, dia 6 de julho, que mantém a previsão para o crescimento da economia brasileira este ano em 0,5%. Ele conversou com a imprensa ao chegar a um hotel em Hamburgo, na Alemanha, onde vai participar da reunião do G20.

No dia 28 de junho, Meirelles havia afirmado que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deveria crescer em 2017 menos do que o previsto pelo governo – a previsão oficial é de elevação de 0,5%. Ele classificou a alteração da previsão como "moderada" e disse que o governo iria divulgar, oficialmente, nos próximos dias, a nova estimativa.

Segundo Meirelles, a previsão para o crescimento do PIB no último trimestre do ano, comparado a igual período de 2016, é de 2%. Questionado se houve redução nessa estimativa, o ministro disse que ainda está "dentro de uma faixa entre 2% e 2,7%".

Meirelles destacou ainda a queda da inflação e dos juros. "Em resumo, [o país está em] uma trajetória positiva, virtuosa: inflação caindo, juros caindo e a economia crescendo. Está bom, não é?", comenta o ministro.

Questionado se a economia está descolada da crise política, ele respondeu que a economia brasileira sempre reagiu à política econômica. Para ele, na medida em que existe uma confiança de que a atual política econômica deverá ser mantida, isso dá muita segurança aos agentes econômicos. "Não se espera uma reversão de política econômica", afirma o ministro da Fazenda.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade