Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Iceberg gigante se desprende na Antártida

A plataforma de gelo da área Larsen C é do tamanho do Distrito Federal


postado em 12/07/2017 12:28

Cientistas já vinham monitorando a evolução da rachadura na plataforma de gelo que fica na seção Larsen C da Antártida(foto: John Sonntag/Nasa/Divulgação)
Cientistas já vinham monitorando a evolução da rachadura na plataforma de gelo que fica na seção Larsen C da Antártida (foto: John Sonntag/Nasa/Divulgação)
Uma plataforma de gelo de 5,8 mil km² se desprendeu do segmento Larsen C da Antártida, segundo comunicado emitido pelos cientistas que vinham analisando a evolução da rachadura. A informação é da Agência Télam.

Em comunicado divulgado nesta quarta, dia 12 de julho, os especialistas do projeto Midas, ligado à Universidade Swansea, do País de Gales, afirmaram que o desprendimento aconteceu entre os dias 10 e 12 deste mês.

O novo iceberg, que deve ser denominado A68, pesa mais de um trilhão de toneladas, segundo o Midas, e tem área 3,8 vezes maior que a cidade de São Paulo. Na verdade, ele equivale ao estado do Distrito Federal e do próprio País de Gales.

Por enquanto, não é possível dizer se ele provocará alguma mudança no nível dos oceanos. Mas, cientistas acreditam que se o iceberg descongelasse, os mares ganhariam 10 cm a mais.

(com Agência Télam)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade