Publicidade

Estado de Minas PET

No Inverno, não esqueça da saúde dos pets

Especialista dá dicas para que os animais de estimação não sofram com o frio


postado em 14/07/2017 13:52

Assim como os humanos, os cães e os gatos também podem sofrer com dos dias frios, típicos do Inverno(foto: Pixabay)
Assim como os humanos, os cães e os gatos também podem sofrer com dos dias frios, típicos do Inverno (foto: Pixabay)
Todo mundo sabe que o frio típico do Inverno traz diversos problemas de saúde. Porém, nem todos lembram que a estação mais gelada do ano faz com que cães e gatos também sofram com as baixas temperaturas. Com isso, é preciso ter atenção à saúde do pet.

De acordo com a médica veterinária Jueli Berger, da Esalpet, os animais que mais sentem frio durante o inverno são os cães com pelagem curta, entre eles, as raças pinscher, dachshund e chihuahua, e os cães que possuem pelos longos, mas que são tosados com lâmina baixa. "Como todos nós, os animais sofrem um pouco com o frio do Inverno. Quanto menos pelos ele tiver, maior é a chance de ter alguma dificuldade para enfrentar esta fase do ano. Por esse motivo, os donos devem ficar muito atentos para garantir a saúde dos animais", comenta a especialista.

Em relação aos cachorros, a veterinária esclarece que os principais problemas de saúde são relacionados às bronquites, à tosse canina (gripe canina) e, até mesmo, às graves pneumonias. Para deixar a saúde dos cães em dia, é fundamental, antes de tudo, que o dono certifique que o animal recebeu todas as vacinas necessárias. "Os cachorros precisam tomar, indispensavelmente, a vacina contra a gripe canina. Esse é o primeiro passo para um Inverno sem problemas. Já no caso dos gatos, a vacina essencial é a quádrupla felina", diz Jueli Berger. Além disso, a especialista aconselha que os animais estejam sempre muito bem aquecidos. "Nesta estação, os donos podem abusar de roupas adequadas de lã, soft ou plush; cobertores; edredons; e, até mesmo, aquecedores de ambiente para os dias de Inverno rigoroso", completa a médica veterinária.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade