Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Petrobras reduz preço do botijão de gás de 13 kg

A alteração é para as distribuidoras e desconto pode ou não ser repassado para os consumidores


postado em 05/07/2017 09:48

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A Petrobras reduziu em 4,5%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, para uso residencial envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg. O reajuste já está em vigor. A última alteração de preço do gás de cozinha foi anunciada há menos de um mês, no dia 8 de junho. De acordo com a estatal, a mudança não se aplica ao GLP destinado ao uso industrial e comercial.

Segundo a Petrobras, como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor e vai depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.

O ajuste foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Pelos cálculos da companhia, caso seja repassado integralmente para o consumidor, o preço do botijão de 13 kg pode ser reduzido, em média, em 1,5% ou cerca de R$ 0,88. Isso ocorrerá se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) considera como positiva a flutuação de preços no mercado brasileiro de GLP, mas, ressalta, em nota, que o ajuste anunciado na terça, dia 4 de julho, "ainda deixa o preço praticado pela Petrobras para as embalagens até 13 kg aproximadamente 18% abaixo do preço de paridade internacional, o que inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento".

Também na terça (4), a Petrobras anunciou a redução média de 5% nos preços de comercialização às distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial. Para este reajuste, a companhia informou que o motivo principal foi a queda das cotações do produto no mercado internacional.

(com Agência do Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade