Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Tempo seco aumenta risco de queimadas, que podem atingir a rede elétrica

Segundo a Cemig, em 2016 foram 471 interrupções no fornecimento de energia devido aos incêndios florestais


postado em 11/07/2017 15:44

Além de causar danos graves ao meio-ambiente, as queimadas podem afetar a rede elétrica, levando à interrupção do fornecimento de energia(foto: Pixabay)
Além de causar danos graves ao meio-ambiente, as queimadas podem afetar a rede elétrica, levando à interrupção do fornecimento de energia (foto: Pixabay)
Normalmente, a partir de julho, a umidade relativa do ar em Minas Gerais fica muito baixa, proporcionando a ocorrência de queimadas, que, além de causar danos ao meio-ambiente, ainda podem provocar interrupções no fornecimento de energia elétrica. De acordo com informações da Cemig, em 2016 ocorreram 471 desligamentos em virtude de incêndios, que afetaram mais de 267 mil consumidores no estado.

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram 79 interrupções que prejudicaram o fornecimento de energia para aproximadamente 23 mil clientes da estatal de energia.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o início de julho aconteceram 880 focos de incêndios em Minas Gerais. Mas, é a partir do segundo semestre que essa prática aumenta.

Ao atingir redes de distribuição, os incêndios podem provocar a queima de postes e cruzetas de madeira e, consequentemente, o rompimento dessas estruturas e de cabos condutores. Neste caso, segundo Carlos José Thiersch, gerente do Centro de Operação da Distribuição da Cemig, é necessário substituir os materiais, atividade que exige um tempo maior para religar os circuitos atingidos.

"Há também o risco de curtos-circuitos em linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, causados pelo aquecimento das proximidades dos cabos condutores", ressalta o gerente.

Outro problema que pode contribuir para aumentar a incidência de queimadas são os balões de Festa Junina, que podem causar incêndios de grandes proporções, quando atinge o chão ou toca a rede elétrica. A simples proximidade do balão das linhas de transmissão ou de distribuição de energia já provoca o aquecimento dos cabos, provocando curtos-circuitos, rompimentos e desligamentos de grandes trechos.

A Cemig dá dicas importantes sobre as queimadas:

  • Fazer queimadas somente com autorização do Instituto Estadual de Florestas, Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo

  • Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação

  • Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata

  • Não realizar queimadas a menos de 15 m de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica

A Cemig ressalta que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade