Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Bactérias da boca podem estar ligadas à cefaleia

Estudo mostra que os micro-organismos que consomem nitratos contribuem para a dor de cabeça crônica


postado em 28/08/2017 11:02

Como mostra a dentista, quando as bactérias degradam alimentos ricos em nitrato, o óxido nítrico resultante atinge a corrente sanguínea e gera crises de cefaleia(foto: Pixabay)
Como mostra a dentista, quando as bactérias degradam alimentos ricos em nitrato, o óxido nítrico resultante atinge a corrente sanguínea e gera crises de cefaleia (foto: Pixabay)
A enxaqueca é uma cefaleia (dor de cabeça), de origem neurológica e considerada uma doença crônica. Ela afeta até 15% da população brasileira. Os sintomas mais comuns da enxaqueca são dor latejante em um ou nos dois lados da cabeça, incômodo com luz e barulho e enjoo. São vários os fatores que podem desencadear o problrma, como noite mal dormida, jejum, stress e ansiedade, ciclo hormonal (como a TPM), excesso de cafeína, genética, exercícios físicos, consumo de alguns alimentos e uso exagerado de analgésicos. No entanto, uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade da Califórnia, constatou que bactérias encontradas na boca também teriam relação direta com a enxaqueca.

O estudo analisou 172 amostras orais e 1.996 amostras fecais. A conclusão foi de que indivíduos que sofrem de enxaqueca possuem diferentes quantidades de espécies bacterianas, comparado com os que não sofrem da patologia. Por ser uma doença neurológica, outra amostra da pesquisa constatou também que genes codificadores de nitratos, nitritos e óxido nítrico são encontrados em uma abundância significativa em portadores de enxaqueca.

Segundo a dentista e biomédica Cristina Gottlieb, da clínica The Dental Spa, os nitratos são substâncias no organismo muito associadas às causas da enxaqueca. "O que acontece é que as bactérias orais, quando entram em contato com os nitratos dos alimentos, os reduzem a nitritos, que, quando caem na corrente sanguínea, viram óxido nítrico. Estes, por sua vez, também desencadeiam crises de enxaqueca", explica a especialista.

Ainda de acordo com a dentista, pessoas que sofrem desse tipo de cefaleia, mesmo com boa saúde bucal, ainda podem vir a ter crises de enxaqueca, mas, a manutenção da boca livre de bactérias pode diminuir as chances consideravelmente. "Quando o indivíduo tem uma saúde bucal pobre, o problema duplica, pois são as bactérias orais que irão transformar o nitrato dos alimentos em óxido nítrico e aumentar as chances de uma crise. Mesmo com idas regulares ao dentista e seguindo as recomendações, se esta pessoa não cuidar da dieta e continuar consumindo alimentos que contenham nitrato, o problema persistirá. Em menor escala, mas persistirá", afirma Cristina Gottlieb.

A especialista lembra que alimentos como linguiça, salsicha, presunto, salame e bacon, além de alguns queijos e vegetais, possuem alta concentração de nitrato. "Utilizar enxaguantes bucais e ter uma boa escovação, são ótimas formas de diminuir as bactérias da boca. Porém, outras bactérias podem ser originadas em placas, gengivites, cáries e outros problemas bucais. Então, consultar com um dentista regularmente também é muito importante", conclui a biomédica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade