Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Chance de 'apagão' no país é de apenas 0,1% este ano

Apesar da falta de chuva, situação da geração de energia ainda não preocupa


postado em 04/08/2017 11:00

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou na quinta, dia 3 de agosto, que o risco de déficit de energia este ano no Brasil é baixíssimo. Considerando a situação dos subsistemas sudeste/centro-oeste e nordeste, o percentual chega a apenas 0,1%.

O colegiado é responsável pelo acompanhamento das condições de abastecimento e pelo atendimento ao mercado de energia elétrica do país. Em reunião na quinta, o Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou dados do Plano de Operação Elétrica para 2017. O plano avalia o desempenho dos sistemas elétricos nacionais interligados, tomando como projeção o período de janeiro de 2018 a abril de 2019.

Segundo o comitê, ao final do mês de julho, verificaram-se percentuais de energia armazenada de 38,4%, 71,1%, 15,3% e 59,4% respectivamente nos reservatórios equivalentes dos subsistemas sudeste/centro-oeste, sul, nordeste e norte. "Os valores esperados de armazenamentos equivalentes ao final do mês de agosto são: 32,6% no sudeste/centro-oeste, 60,5% no sul, 11,5% no nordeste e 50,0% no norte", acresenta o colegiado.

O ONS acrescenta que as informações apontam para uma situação de neutralidade na temperatura superficial do oceano Pacífico na região equatorial e que tal cenário "não deve interferir significativamente no regime pluviométrico nos próximos meses". Os dados mostram ainda que "previsões recentes indicam com maior probabilidade a continuação de uma situação de neutralidade ao longo deste ano".

Ainda durante a reunião, a secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia informou que a expansão do sistema no ano de 2017, até o mês de julho, "totalizou 3.708,5 MW de capacidade instalada de geração, 1.139,7 km de linhas de transmissão de rede básica e conexões de usinas e 8.039 MVA de transformação na rede básica". A secretaria destacou ainda a entrada em operação comercial da sexta unidade geradora da usina hidrelétrica de Belo Monte, com 611 MW de capacidade instalada.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade