Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Pílula do dia seguinte deve ser usada com cuidado

Especialista esclarece que, ao invés de usar repetidas vezes o medicamento paliativo, é melhor tomar anticoncepcional regularmente


postado em 14/08/2017 13:18

Apesar de não causar danos mais graves ao organismo, a médica recomenda o uso restrito da pílula do dia seguinte(foto: Pixabay)
Apesar de não causar danos mais graves ao organismo, a médica recomenda o uso restrito da pílula do dia seguinte (foto: Pixabay)
Fazer uso constante e muitas vezes abusivo da pílula do dia seguinte não é a melhor opção para a mulher que deseja impedir uma gravidez indesejada. Quem faz o alerta é a ginecologista Maria Luisa Mendes Nazar, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo. Ela ressalta que o medicamento deve ser usado apenas como um método de emergência.

"O caminho não é esse. Para quem tomou duas ou três vezes ao mês, é melhor buscar outras alternativas, como as pílulas comuns de uso diário. A pílula do dia seguinte deve ser usada em casos de imprevistos, por exemplo, quando a camisinha rompe, ou em ocorrências de estupro", salienta a médica.

A eficácia dessa pílula é relacionada ao tempo em que é ingerida. A ginecologista explica que é preciso tomar até 12 horas depois do ato e, novamente, após outras 12 horas, para manter a eficiência de 90%.

Composta por uma dose alta de hormônio, o efeito no organismo, de acordo com Maria Luisa Mendes Nazar, é de desenvolver um ambiente desfavorável para a gravidez. "O aumento rápido da progesterona vai provocar a descamação do tecido de dentro do útero, impedindo a gestação", diz a especialista.

Apesar da alta dosagem, a ginecologista afirma que a progesterona não é considerada um hormônio perigoso, sem contraindicação e os sintomas podem ser parecidos com o período pré-menstrual. Também não oferece risco cardiovascular e possui menos efeito no sentido de estimular neoplasias.

Outras reações no organismo dependem do ciclo menstrual da mulher. De acordo com Maria Luisa, caso a mulher esteja perto de menstruar e tomar a pílula, terá sangramento. "Se ela não estiver menstruando naquele momento, isso não vai acontecer", reforça a médica.

Apesar disso, a ginecologista lembra que o medicamento não causa problemas para o bebê, em uma eventual gravidez, e não altera a fertilidade da mulher. "A pílula do dia seguinte é muito eficaz e válida, mas deve ser usada com parcimônia sempre", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade