Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha de 13 kg

A estatal prevê um aumento de 12,2% nas distribuidoras do GLP de uso residencial


postado em 05/09/2017 15:06

(foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)
(foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)
A Petrobras anunciou nesta terça, dia 5 de setembro, no Rio de Janeiro, o reajuste de 12,2% para o gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial, o chamado gás de cozinha, vendido em botijões de até 13 kg. O aumento foi decidido pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) da empresa e começa a vigorar na quarta (6).

Segundo a estatal, para o reajuste, o Gemp considerou o cenário externo de estoques baixos, além dos reflexos de eventos climáticos, como o furacão Harvey, na maior região exportadora mundial do produto, que é a cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos, cujos terminais permanecem fora de operação, o que afeta o mercado internacional. Com a menor disponibilidade de gás, os mercados consumidores, inclusive o brasileiro, sofreram aumento de preço.

A Petrobras afirma, entretanto, que o reajuste aplicado "não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional". O Gemp fará nova avaliação do comportamento do mercado no próximo dia 21.

Conforme a empresa petrolífera, o reajuste previsto foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a estatal indica que "o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 4,2% ou cerca de R$ 2,44 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos".

A Petrobras vai reajustar também os preços de venda às distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial. O aumento médio de 2,5% entra em vigor também na quarta (6).

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade