Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Ranking traz a UFMG como a universidade com o melhor ensino do país

Na classificação geral do jornal Folha de S. Paulo, a instituição aparece em quarto lugar


postado em 20/09/2017 10:59

No ranking geral da Folha de S. Paulo, entre as 195 universidades brasileiras avaliadas, a UFMG aparece em quarto lugar, atrás da UFRJ, da Unicamp e da USP(foto: Foca Lisboa/UFMG/Divulgação)
No ranking geral da Folha de S. Paulo, entre as 195 universidades brasileiras avaliadas, a UFMG aparece em quarto lugar, atrás da UFRJ, da Unicamp e da USP (foto: Foca Lisboa/UFMG/Divulgação)
Pela quarta vez consecutiva, o ensino da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é classificado como o melhor do país entre as 195 instituições, públicas e privadas, avaliadas no ranking universitário do jornal Folha de S. Paulo. A edição 2017 foi divulgada na segunda-feira, dia 18 de setembro, pela publicação. Na classificação geral, a universidade mineira também se manteve na quarta colocação, como no ano passado, ficando atrás da UFRJ, da Unicamp e da USP.

"A UFMG se notabiliza por encarar o ensino de graduação como prioridade em sua estruturação institucional. Assim, o fato de ela ser, de maneira recorrente, a primeira colocada nesse item reflete uma política de longo prazo, que vem sendo cumprida há décadas", comenta Ricardo Takahashi, pró-reitor de Graduação da UFMG.

Segundo ele, também não é por acaso que, entre os 40 cursos de graduação avaliados, a UFMG tenha sete na primeira posição e quase todos os outros nas cinco primeiras posições. "Isso não tem nada de casual", afirma o professor, lembrando que a qualidade dos cursos da UFMG é bastante uniforme.

Entre os cursos de graduação analisados, a instituição possui sete no topo do ranking: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Propaganda e Marketing.

O ranking

O ranking da Folha avalia anualmente as 195 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Segundo o jornal, o ranking "fez, neste ano, ampla revisão de seus indicadores". Uma das alterações foi a inclusão, no indicador "Pesquisa", da quantidade de teses produzidas por docente. Quanto ao elenco de cursos avaliados, foi incluída a carreira de Filosofia, no lugar de Ciências Sociais.

(com portal da UFMG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade