Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Pesquisa mostra que grande maioria dos passageiros estão satisfeitos com os aeroportos brasileiros

De acordo com o estudo, o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, está entre os cinco mais bem avaliados


postado em 19/10/2017 08:50

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Os números da Pesquisa de Satisfação do Passageiro divulgados na quarta, dia 18 de outubro, pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, revelam que 92% dos entrevistados consideram os aeroportos brasileiros "bons" ou "muito bons", com índice médio de satisfação geral de 4,38. O resultado é o mesmo obtido no trimestre anterior, mas 3,3% maior do que aquele obtido no mesmo período de 2016. No ranking geral, o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado, recebendo nota 4,78, numa escala de um a cinco.

Os dados se referem ao terceiro trimestre de 2017. O terminal Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficou em segundo lugar com média de 4,74. Em seguida aparece o aeroporto de Natal (RN), com 4,53. Completam a relação dos cinco terminais mais bem avaliados, os aeroportos de Confins (MG) e Guarulhos (SP), ambos com nota de 4,49.

De acordo com a pesquisa, o único terminal que ficou abaixo da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias, que é nota 4, foi o aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,95. Apesar da nota, o terminal baiano apresentou melhoria de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2016.

O levantamento distribui os terminais em três categorias, de acordo com o número de passageiros transportados: até 5 milhões de passageiros/ano; de 5 a 15 milhões de passageiros/ano; e acima de 15 milhões de passageiros/ano. Ao todo, foram entrevistadas 13.649 pessoas, sendo 8.743 passageiros de voos domésticos e 4.906 de voos internacionais.

Melhores empresas

No caso das companhias aéreas, a Latam aparece com o melhor resultado no que se refere a "tempo médio de restituição da primeira bagagem", com 9'33". A Gol, por sua vez, ficou com o melhor tempo na "restituição da última bagagem", com 8'3". A Azul teve os melhores indicadores em "tempo médio de espera na fila para embarque doméstico" (10'1") e "espera na fila de check-in balcão" (7'28").

Atualmente, a pesquisa avalia a satisfação dos passageiros nos 15 principais terminais do país. Mas, a partir do mês de novembro, os aeroportos de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) passam a integrar a amostra.

"Hoje, o nosso relatório mostra que temos 14 dos 15 aeroportos sendo bem avaliados pelos passageiros. Agora, queremos ampliar esse escopo e ver como anda os demais terminais brasileiros em relação à gestão e a entrega dos serviços aos usuários do transporte aéreo. Precisamos identificar os problemas e atuar nas melhorias", comenta Dario Lopes, secretário nacional de Aviação Civil.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade