Segundo dados da organização da Black Friday no país, em 2016 foram movimentados R$ 1,9 bilhão de vendas, o que representou um aumento de 17%, em comparação com o ano de 2015. Nas lojas virtuais, foram realizados 2,23 milhões de pedidos. Este ano, a expectativa é que sejam 2,2 bilhões negociações.
"Com a queda nos preços de produtos que pesam no orçamento familiar dos brasileiros, como alimentos, o consumo de bens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, volta a ser uma prioridade. Na última edição, as categorias mais buscadas foram eletrodomésticos, eletroeletrônicos, viagens, moda, informática, casa e decoração", explica Ricardo Bove, diretor da Black Friday no Brasil.
Dicas do Procon-BH
O consumidor deve ficar atento às ofertas, às condições de pagamento e ao prazo de entrega dos produtos que pretende adquirir na Black Friday. A diretora do Procon-BH, Mônica Teixeira Coelho, listou algumas dicas que devem ser seguidas antes de qualquer compra:
- Para compras online, verifique se o site da loja é confiável, pesquisando outras referências e opiniões. Caso a loja não seja muito conhecida, prefira efetuar o pagamento por meio de cartão de crédito
- Salve os e-mails trocados com o fornecedor, pois eles servem de comprovantes, no caso de trocas ou não recebimento do produto
- Se o pagamento for feito por meio de boleto bancário, ele deve ser efetuado com cuidado, pois esta é uma forma de pagamento mais utilizada para a realização de fraudes, com a possibilidade de alteração dos dados. Optando por este meio de pagamento, preferencialmente, o boleto deve estar em formato PDF, que é bem mais seguro do que o impresso direto na página
- No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, estes seguem as mesmas regras dos produtos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados
- Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday, para constatar se realmente foi concedido o desconto prometido. Pesquise e compare os preços antes da campanha
- Observe o prazo de entrega da mercadoria, que deve estar registrado na nota fiscal ou no recibo
- Leia as políticas de troca e devolução do estabelecimento e as letras de rodapé, para ter ciência no caso de eventuais condições diferenciadas aplicadas pela loja e evitar surpresas desagradáveis
- Examine a mercadoria e assine o documento de comprovação de recebimento somente após a confirmação do estado do produto. Qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema
Este ano, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro (sexta-feira), última semana do mês. Mas, as ofertas já estão disponíveis nos sites das próprias lojas participantes. A principal recomendação do Procon-BH é pesquisar os produtos e comparar os preços de antes e depois da promoção.
É importante lembrar que, nas compras efetuadas durante a Black Friday, os direitos do consumidor continuam os mesmos, ou seja, o comprador tem o prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o produto seja não durável) e 90 dias, caso o produto seja durável. Em se tratando de compras efetuadas pela internet, em caso de desistência, a mercadoria poderá ser devolvida no prazo de sete dias após o recebimento do produto.
(com assessoria da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico da PBH)