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Estado de Minas MERCADO

A Black Friday vem aí e o Procon de Belo Horizonte dá dicas para o consumidor

Cuidado para não cair em golpes, especialmente nas lojas virtuais


postado em 14/11/2017 15:08 / atualizado em 14/11/2017 15:13

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Quando se trata de novembro, logo vem à cabeça a campanha do comércio americano que se popularizou no Brasil: a Black Friday, que promete ofertas "imperdíveis". Desde 2011, a sexta-feira especial caiu no gosto do brasileiro. O evento começou na internet e, posteriormente, expandiu para as lojas físicas. Mas, será que os produtos ofertados nesse dia estão mesmo com preços menores do que os praticados no decorrer do ano?

Segundo dados da organização da Black Friday no país, em 2016 foram movimentados R$ 1,9 bilhão de vendas, o que representou um aumento de 17%, em comparação com o ano de 2015. Nas lojas virtuais, foram realizados 2,23 milhões de pedidos. Este ano, a expectativa é que sejam 2,2 bilhões negociações.

"Com a queda nos preços de produtos que pesam no orçamento familiar dos brasileiros, como alimentos, o consumo de bens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, volta a ser uma prioridade. Na última edição, as categorias mais buscadas foram eletrodomésticos, eletroeletrônicos, viagens, moda, informática, casa e decoração", explica Ricardo Bove, diretor da Black Friday no Brasil.

Dicas do Procon-BH

O consumidor deve ficar atento às ofertas, às condições de pagamento e ao prazo de entrega dos produtos que pretende adquirir na Black Friday. A diretora do Procon-BH, Mônica Teixeira Coelho, listou algumas dicas que devem ser seguidas antes de qualquer compra:

  • Para compras online, verifique se o site da loja é confiável, pesquisando outras referências e opiniões. Caso a loja não seja muito conhecida, prefira efetuar o pagamento por meio de cartão de crédito

  • Salve os e-mails trocados com o fornecedor, pois eles servem de comprovantes, no caso de trocas ou não recebimento do produto

  • Se o pagamento for feito por meio de boleto bancário, ele deve ser efetuado com cuidado, pois esta é uma forma de pagamento mais utilizada para a realização de fraudes, com a possibilidade de alteração dos dados. Optando por este meio de pagamento, preferencialmente, o boleto deve estar em formato PDF, que é bem mais seguro do que o impresso direto na página

  • No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, estes seguem as mesmas regras dos produtos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados

  • Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday, para constatar se realmente foi concedido o desconto prometido. Pesquise e compare os preços antes da campanha

  • Observe o prazo de entrega da mercadoria, que deve estar registrado na nota fiscal ou no recibo

  • Leia as políticas de troca e devolução do estabelecimento e as letras de rodapé, para ter ciência no caso de eventuais condições diferenciadas aplicadas pela loja e evitar surpresas desagradáveis

  • Examine a mercadoria e assine o documento de comprovação de recebimento somente após a confirmação do estado do produto. Qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema

Este ano, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro (sexta-feira), última semana do mês. Mas, as ofertas já estão disponíveis nos sites das próprias lojas participantes. A principal recomendação do Procon-BH é pesquisar os produtos e comparar os preços de antes e depois da promoção.

É importante lembrar que, nas compras efetuadas durante a Black Friday, os direitos do consumidor continuam os mesmos, ou seja, o comprador tem o prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o produto seja não durável) e 90 dias, caso o produto seja durável. Em se tratando de compras efetuadas pela internet, em caso de desistência, a mercadoria poderá ser devolvida no prazo de sete dias após o recebimento do produto.

(com assessoria da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico da PBH)

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