Anticoncepcional causa celulite? Tire algumas dúvidas sobre a pílula contraceptiva

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre os possíveis efeitos dos anticoncepcionais

por Da redação com assessorias 23/11/2017 15:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Dentre os diversos métodos contraceptivos disponíveis no mercado para o público feminino, como camisinha e Dispositivo Intra-uterino (DIU), ainda assim, um deles ainda é o favorito entre as mulheres: a pílula anticoncepcional. Segundo dados divulgados este ano pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, aproximadamente 100 milhões de mulheres no mundo utilizam esse método.

Apesar de ser bastante popular, e um dos métodos mais indicados pelos ginecologistas, ainda há muito debate sobre os riscos que as mulheres correm com a pílula anticoncepcional. Além disso, existem diversas dúvidas sobre o medicamento, além de boatos que "pipocam" de tempos em tempos nas redes sociais e em aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Para esclarecer alguns mitos e verdades sobre os anticoncepcionais, conversamos com o médico vascular Roberto Franken e com a ginecologista Sonia Tamanaha, ambos professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo:

O anticoncepcional engorda
Nem mito, nem verdade. De acordo com Roberto Franken, a ingestão do medicamento causa a retenção de líquido e aumento da vontade de consumir carboidratos. Porém, a ginecologista afirma que existem pílulas com composições que podem diminuir esses sintomas.

A pílula dá celulite
Mito. Segundo Sonia Tamanaha, "a celulite é uma patologia que possui vários fatores envolvidos, tais como: predisposição genética, sexo feminino, idade, obesidade, sedentarismo, alto consumo de doces e bebidas gasosas, disfunções circulatórias, gestação, tabagismo, disfunções hormonais e uso de determinados medicamentos". Apesar disso, ela esclarece que não é possível afirmar que a pílula anticoncepcional seja capaz de gerar celulite nas mulheres. "Porém, a retenção hídrica associada ao uso de pílulas poderia causar a sensação de aumento da celulite nas mulheres com predisposição", explica a médica.

O anticoncepcional aumenta os seios
Mito. As pílulas contraceptivas são formuladas pela combinação de estrogênio e progestagênio ou apenas com o progestagênio. "Os efeitos desses hormônios nas mamas podem causar aumento da sensibilidade, dor mamária e sensação de inchaço, mas não aumentar o volume", afirma a ginecologista.

A pílula provoca trombose
Verdade. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicam que mulheres que usam anticoncepcional correm risco de quatro a seis vezes maior de desenvolver trombose em um ano do que aquelas que não utilizam métodos contraceptivos hormonais. Segundo o médico vascular, os dois tipos de trombose mais comuns para essas mulheres são a venosa e a arterial, e se a paciente for obesa, possui histórico familiar ou é fumante, as chances se elevam.

O contraceptivo melhora a pele
Verdade. "Há uma melhora na pele porque o estrogênio tem a propriedade de aumentar a produção de uma proteína no fígado, chamada SHBG, que é responsável por diminuir a biodisponibilidade dos hormônios com efeitos androgênicos. E, assim, ocorre melhora da oleosidade da pele e da acne", explica Tamanaha.

Existe uma idade certa para tomar anticoncepcional
Depende. Segundo os professores, a idade para se começar a tomar o contraceptivo é definida mediante consulta com o ginecologista. Sonia explica que, em geral, é recomendado o início do uso quando existe risco de acontecer uma gestação não planejada. "No caso de adolescentes, com o início da atividade sexual, a recomendação é o uso da dupla proteção: a pílula anticoncepcional associada a outro método de alta efetividade, como a camisinha feminina ou masculina, por exemplo", complementa a ginecologista.

Algumas mulheres não podem tomar a pílula
Verdade. Roberto e Sonia esclarecem que não podem tomar pílulas contendo estrogênio as mulheres que tiveram trombose, portadoras de trombofilias hereditárias, histórico pessoal de acidente vascular cerebral, câncer de mama, hipertensas, tabagistas acima de 35 anos e aquelas que sofrem com enxaqueca com aura.

O anticoncepcional causa varizes
Mito. Segundo o médico vascular, não é comprovado que o uso da pílula anticoncepcional cause varizes. Porém, por se tratar de uma doença multifatorial, que pode ser causada por várias origens, ela pode ser considerada um fator desencadeante por intensificar a dilatação dos vasos ao diminuir os tônus vasculares.

Últimas notícias

Comentários