Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Já está valendo o período de defeso da piracema em Minas Gerais

A pesca está restrita entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018; entenda!


postado em 10/11/2017 11:11 / atualizado em 10/11/2017 11:20

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Já começou o período de restrições para a pesca (defeso) em Minas Gerais. As Portarias 154, 155 e 156 do Instituto Estadual de Florestas (IEF), publicadas em 2011 e válidas desde então, definem as regras para a captura de peixes nas bacias hidrográficas do leste do estado e dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco durante o período da piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente.

As regras dizem respeito às normas para pesca nessa época em que os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem. Com as portarias, a pesca de espécies nativas está proibida em toda Minas Gerais e a de espécies exóticas (com origem em outros países) e alóctones (com origem em outros estados) está restrita a 3 kg por dia, ou por jornada de pesca, por pescador. A pesca amadora e de subsistência, embarcada e desembarcada, são permitidas desde que observadas as restrições constantes nas portarias e demais legislações em vigor.

Segundo Marcelo Amarante, diretor de Fiscalização dos Recursos Faunísticos e Pesqueiros da secretaria de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante o período da piracema, fica restrita a prática da pesca para todas as categorias, no perímetro compreendido entre mil metros acima e mil metros abaixo das barragens, usinas hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras.

Ele explica que as restrições durante o período da piracema têm como objetivo garantir que os peixes nativos da região possam procriar em seu período de reprodução. "O período da piracema é fundamental para a reposição das espécies que vivem nos rios, barragens e represas do estado", comenta Marcelo.

Piracema

De origem tupi, a palavra piracema significa "subida do peixe" e diz respeito ao período em que os animais buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade